Este trabalho apresenta uma abordagem analítica sobre a prática da leitura de textos, entendida como uma atividade complexa; e o texto como uma unidade significativa global, que se completa em um processo de troca com o leitor, e que necessita de um suporte, um gênero, como meio de aproximação imediata com o leitor para sua circulação. Com este trabalho, objetivamos mostrar alguns aspectos relevantes dos gêneros textuais e suas funções, enquanto suporte estratégico para produção e divulgação de textos orais e/ou escritos, dentro do processo de leitura e interpretação do universo textual. Para nossa análise tomamos como corpus a seção ?Diário mural? da revista ?Mis 17?, edição de Junho de 2005, na qual são publicados os pensamentos dos leitores em forma de recados e frases reflexivas. Lembramos que o ?mural? funciona como um suporte que comporta diversos tipos de gêneros textuais. Metodologicamente, este trabalho será realizado com base no estudo de algumas teorias abordadas por Jouve (2002), Marcuschi (2006), Marcuschi (2008), Elias e Koch (2006), entre outros, para sustentação de nossas reflexões acerca dos gêneros textuais. Os resultados aqui alcançados apontam para a importância dos gêneros textuais no estudo do texto e nas relações de comunicação e de ensino aprendizagem entre os interlocutores.