ALVES, Edilene Leite et al.. O ensino de literatura africana na escola. E-book SINAFRO... Campina Grande: Realize Editora, 2018. p. 796-805. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/39641>. Acesso em: 20/11/2024 00:12
RESUMO: Este trabalho pretende analisar a utilização da literatura africana como um mecanismo didático, que possibilita aprendizagens significativas para o alunado. Para isso, nos respaldaremos em: Brasil, no que se refere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), as quais tratam sobre as leis que institucionalizam o ensino brasileiro, trabalharemos também com Zilma (2011), que fala do percurso histórico da educação infantil, Munanga (2005) e Gadotti (1992) que discorrem sobre a Literatura Africana, dentre outros que citaremos no decorrer da pesquisa. Com este estudo, almejamos alcançar caminhos que favoreçam e contribuam de forma positiva na inserção da Literatura Africana como um mecanismo didático, que possibilite e apoie a formação intelectual e social da criança enquanto sujeito que busca uma personalidade e reconhecimento do outro como ser humano.