LIMA, José Aldaécio De. O ensino de história local: possibilidades e desafios. E-book SINAFRO... Campina Grande: Realize Editora, 2018. p. 780-795. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/39640>. Acesso em: 20/11/2024 02:44
RESUMO: O ensino de história local tem se configurado, no atual contexto da educação pública brasileira, como um campo repleto de possibilidades e desafios. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino de História local nas escolas públicas brasileiras, identificando as possibilidades e os desafios vivenciados no chão das escolas. Para tanto, a metodologia utilizada partiu de uma revisão de literatura com o aporte teórico de Fonseca (2009), Schmidt e Cainelli (2009), Samuel (1989), Brodbeck (2012) e de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB96) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1997), onde foram analisadas as ideias defendidas pelos autores e documentos supra citados. Essa análise revelou que o ensino de história local, se por um lado ainda apresenta muitas dificuldades e obstáculos para se implementar de forma efetiva e com qualidade, por outro lado, dispõe de um universo de possibilidades que, devidamente trabalhadas e exploradas em sala de aula pelo professor, contribui para a construção da identidade do aluno e para a formação da sua consciência histórica. Na conclusão o artigo aponta caminhos e estratégias adotadas pelo professor para superar as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar e melhorar a qualidade do ensino ofertado.