Resumo
No presente trabalho, analisamos orientações para a produção da redação escolar em vídeos do YouTube, focalizando aspectos explorados na produção do texto dissertativo e as concepções sobre escrita que as sustentam. Considerando o volume de materiais de cunho educativo voltado para este fim, bem como a quantidade cada vez mais crescente de estudantes/internautas, principalmente candidatos a processos seletivos que tem sua competência escritora avaliada por meio de um texto dissertativo argumentativo, é imprescindível que procuremos investigar o conteúdo dessas orientações e as concepções que as sustentam, procurando observar a adequação e a consistência delas em relação às contribuições recentes sobre texto e produção escrita advindas dos estudos da linguagem. Com base nesse entendimento, traçamos como objetivos específicos: i) conhecer que aspectos/elementos que recobrem o funcionamento textual/discursivo são enfocados nas orientações sobre produção escrita recortadas para exame; ii) examinar as concepções teóricas que embasam as orientações expressas nos vídeos selecionados. Para a realização deste estudo descritivo, de cunho interpretativo e caráter qualitativo, fundamentamo-nos em estudos acerca das mídias digitais no ensino (MORAN, 1997; XAVIER, 2013), sobre ensino e produção de texto (GERALDI, 2012; PETRONI, 2008; VIDON, 2015, dentre outros), ancorados em contribuições da perspectiva da Análise Dialógica do Discurso. Nossas análises revelam que não há orientação substancial que leve o aluno a aprender escrever considerando as especificidades textuais (gêneros do discurso) e recursos estilísticos, haja vista a priorização de uma estrutura textual abstrata, que não se coaduna com as práticas sociais de linguagem encontradas nas mais diversas esferas da ação humana.