RESUMO: O presente trabalho versa sobre a formação leitora dos indivíduos, mediada por uma prática pedagógica de incentivo ao desenvolvimento do leitor. O mesmo apresenta como objetivo principal analisar as concepções de leitura e formação leitora dos professores do Ensino Fundamental da Escola Municipal Manoel Raimundo, na cidade de Água Nova/RN, buscando compreender o que esses docentes pensam a respeito do papel da escola na construção de sujeitos leitores, especificamente na Educação Básica. A metodologia foi desenvolvida por meio da escrita de textos sobre si no qual os participantes da pesquisa puderam expor suas concepções a respeito do trabalho com a leitura a partir de sua própria formação. O referencial teórico parte dos estudos de pesquisadores que buscam tecer uma discussão numa perspectiva de leitura relevante para o ensino aprendizagem e para o desenvolvimento psicológico, cognitivo e social dos indivíduos, bem como enquanto instrumento que pode promover a igualdade social. A partir da análise dos dados foi possível perceber que a leitura é muito importante para a formação das pessoas na sociedade atual, sendo um fator determinante no desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem dos indivíduos. Portanto, a escola e o professor se destacam como fundamentais na concretização de uma educação que vislumbre uma sociedade leitora.