A literatura no ensino básico vem colaborando satisfatoriamente na formação de leitores, é necessário fazer um debate a respeito das reformas curriculares e de novas leis que se referem à manifestação da cultura africana na própria cultura escolar, retomando a temática da identidade nacional brasileira. Levando dentro destas obras a identidade de personagens negros e de novas histórias de outra cultura, contribuindo assim para a construção de uma autoimagem positiva e quebra dos estereótipos raciais. Entretanto, a pesquisa busca analisar contos literários infanto-juvenil de temática africana que possa servir de orientação para o trabalhado docente na sala de aula, passando a obter uma outra visão da cultura africana, além de trabalhar a identidade cultural, como também os aspectos de lealdade, amizade, proporcionados nos variados contos encontrados na obra organizada por Anna Soler-Pont (O príncipe medroso e outros contos africanos). Procuraremos contribuir também com os avanços nas pesquisas sobre o aprimoramento do estudo literário, colaborando para as pesquisas sobre a literatura africana e ensino, desmistificando questões tabus dentro de uma que julga todas as formas de preconceito e mostrando outras diversidades de leitura que podem sim serem trabalhadas em sala de aula.