O estudo da cultura Afro em uma escola pública no município de Areia Branca - RN surgiu da necessidade de contextualizar a contribuição dos negros na história do Brasil, uma vez que o país nasceu de uma grande diversidade étnica e cultural, e os negros trabalharam como escravos no desenvolvimento do Brasil. Este trabalho objetivou o resgatar da história dos negros no Brasil, valorizando a cultura através do dia da consciência negra. No período de 30 dias foram realizadas atividades pedagógicas interdisciplinares, com o intuito de conhecer e valorizar os negros. A pesquisa caracterizou-se com uma pesquisa exploratória e pesquisa bibliográfica utilizando os livros didáticos, reportagens, a lei 11.645/08 e GOMES (2003). Além disso, caracteriza-se em um estudo de caso. Os métodos de coleta de dados utilizados foram observação das atividades, danças e músicas, culinária, religiosidade, poesias e pessoas negras que se destacaram na história do Brasil. Com a pesquisa percebe-se que os discentes a refletiram e opinaram a cerca dos negros na história do Brasil, percebendo a importância dos negros durante o período da escravidão, e que os brasileiros tem sangue negro nas veias. Os dados coletados apontam que a partir desses questionamentos e análises percebe que no estabelecimento escolar não existe discriminação racial e 90% dos discentes compreenderam a influência da cultura afro no Brasil.