COSTA, Maria Brena Da. Ensino do conto africano em língua portuguesa. E-book SINAFRO... Campina Grande: Realize Editora, 2018. p. 475-484. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/39605>. Acesso em: 20/11/2024 02:01
O presente trabalho trata de um relato de minha experiência como ministrante do curso de extensão Análise do conto africano em Língua Portuguesa, vinculado ao Projeto Ensino de Cultura, Literatura e Língua Portuguesa (PECLEP) ? UERN/CAMEAM. Esse curso surgiu como um empenho em suprir a lacuna de leituras das literaturas africanas existente na graduação de Letras em Língua Portuguesa. Para tanto, selecionei contos produzidos por Paulina Chiziane, Mia Couto, José Eduardo Agualusa e Ondjaki, partindo de uma perspectiva teórico-metodológica pós-colonial e da teoria da narrativa. Constatou-se que os alunos, todos graduandos, nunca tiveram contato com autores africanos anteriormente, revelando, portanto, a extrema necessidade da intervenção de um curso como esse. Como resultado, os universitários agregaram a literatura no seu currículo, capacitando-os, didaticamente, a atuarem no Ensino Básico de forma mais ampla e rica, ao incorporar e valorizar a literatura africana da contemporaneidade, uma vez que ampliação do repertório de leituras do brasileiro com a literatura africana está em sintonia com o contexto de formação cultural brasileira.