A literatura infantil afigura uma considerável perspectiva para o desenvolvimento da competência leitora na escola, em razão de possibilitar ao aluno experiências culturais, estéticas e intelectuais, expondo os mais variados assuntos, dentre esses: contextos pertinentes à diversidade e questões sociais. Apesar disso, a literatura infantil e a cultura afro-brasileira ainda encontram um grande abismo em sala de aula, estando ambas em um constante processo de diálogo e reconstrução. É na direção de (re)pensar outras oportunidades de leitura e de interpretação que assevera-se este trabalho. Ressaltamos, pois, como objetivo maior desse estudo: apresentar a literatura afro-brasileira na escola, evidenciando sua relevância para a formação de leitores nos anos iniciais. Assim sendo, quanto à metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, referendada em Coelho (2000); nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2005) e em Silveira (2012). Sob este olhar, buscamos refletir a respeito das contribuições de algumas obras literárias para o contexto supracitado, a saber: ?Chapeuzinhos Coloridos? (TORETO e PIMENTA, 2016) e ?Bruna e a Galinha D?angola? (ALMEIDA, 2009). Ponderamos que a leitura literária e as questões étnico-raciais precisam estabelecer vínculos mediante uma apreciação lúdica e construtiva que favoreça a ótica das diferenças e a valorização das identidades.