O estudo em tela é uma síntese do meu trabalho monográfico, onde verificamos a incorporação de conteúdos referentes à cultura africana e afro-brasileira no ensino de Filosofia a partir da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008. Realizamos uma pesquisa documental nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica; Parâmetros Curriculares Nacionais ? PCN?s; eixos estratégicos que compõem a base estruturante do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Além da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008, embasamo-nos nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio ? Ciências Humanas e suas Tecnologias e na Lei 13.415 de fevereiro de 2017 ? documentos que orientam as instituições de ensino quanto às suas atribuições e responsabilidades sobre políticas educacionais relacionadas com cultura africana e afro-brasileira na educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira. Para o propósito, também foi necessário analisarmos o Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Filosofia da UERN e da UFMT, materiais didáticos do PIBID da UFMT, respondendo a problemática: como o ensino de Filosofia no Brasil se posiciona em relação à proposta de inclusão de conteúdos relacionados às culturas africanas e afro-brasileiras? Neste trabalho, a discussão bibliográfica se dá a partir de Noguera (2014). A reflexão aponta que o ensino de Filosofia no nível médio precisa de uma abordagem pluralista, capaz de ressignificar o espaço escolar.