O trabalho aborda as concepções dos professores das escolas públicas da microrregião de Floriano/PI, para então identificar como os professores promovem a interação professor-aluno no desenvolvimento do educando. O referencial teórico respalda-se nas teorias científicas pedagógicas e psicológicas da educação e, em especial de Vygotsky, atribuídas à teoria e à prática do professor em sala de aula. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os participantes foram professores da rede pública de ensino da microrregião de Floriano/PI. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semi-estruturado. A análise sucedeu-se mediante a metodologia da Hermenêutica de Profundidade, subdividida em três etapas: Análise de Conteúdo; Análise Sócio-Histórica; e a (Re) Interpretação. Entende-se que em sua maioria, os professores reconhecem a importância dessa reciprocidade do convívio professor-aluno, e buscam aprimorar a qualidade da sua atuação docente e correlacionar os conhecimentos científicos com os histórico-culturais e sociais dos alunos.