Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 198
DEZ ANOS DA LEI 10.639/03: POR QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA AINDA É UM SILÊNCIO QUE NOS ATORDOA?

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LEI 10.639, DIVERSIDADE ÉTINICO-RACIAL Comunicação Oral(CO) GT 26 - EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETNICORRACIAL Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este artigo procura analisar quais as relações e questões sociais que inibem o desenvolvimento da prática pedagógica na contextualização da lei 10.639/03 para a formação de professores, dentro do sistema escolar, pois apesar de ter todo um aparato legal, a efetivação cultural se torna distante da proposta. O estudo se consubstanciou através dos diálogos bibliográficos entre Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2011) Valter Roberto Silvério, Regina Pahim Pinto, Fúlvia Rosemberg (2011) Hengemunhe (2010) e, através de observações empíricas na Escola Municipal Raimundo Neiva, na cidade de Floriano - Piauí. Os resultados mostram que todos os docentes da instituição não sabem sobre a lei 10.639/03 e nem sobre a temática, tornando os desafios a serem alcançados mais distantes. Sendo assim, a formação de professores se torna uma utopia, com poucos mediadores preocupados com o debate acerca das diversidades étnico-culturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.