A música, sempre, se estabeleceu, enquanto produção cultural, uma vez que, ela é um elemento que faz parte do cotidiano das pessoas, e que desempenha poder sobre a sociedade. Vê-se, no cenário contemporâneo, que a raiz, da música brasileira, não é mais levada em consideração, apresentado, assim, grandes evidências de decadência, uma vez que, as músicas atuais não apresentam mais teor, poesia, mensagens e, tampouco, são utilizadas com o objetivo de defender ideais, como nas décadas passadas. Desta forma, o presente trabalho busca investigar, a partir de uma leitura crítica, das letras de músicas, a degeneração da música brasileira, partindo dos conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, corroborando, assim, para um trabalho de cunho quantitativo, que retrata características de um contexto heterogêneo, atentando-se para a relevância que os discursos assumem sobre os comportamentos humanos, possibilitando um estudo mais reflexivo sobre os efeitos, de sentido, presentes nas letras musicais, uma vez que, os novos hits têm surgido pregando a desvalorizando da história brasileira, abordando aspectos machistas, rebaixando a mulher e induzindo os indivíduos a comportamentos transgressores.