Neste artigo, apresentamos uma discussão teórica acerca do papel da escola e do professor de História no ensino de temas de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena, conforme determinação da Lei 11.645/2008, como instrumento de consolidação da cidadania e da democracia, a partir do incentivo a uma educação voltada para a valorização da diversidade da formação histórica e cultural do Brasil. Nosso objetivo é analisar a articulação entre as demandas legais e o papel da escola e do professor de História no cumprimento dessas leis e na busca por uma escola onde a pluralidade e o respeito à diversidade se tornem efetivos. Como metodologia, realizamos uma análise qualitativa, pesquisa documental e articulação de documentos oficiais ? Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9394/96); Parâmetros Curriculares Nacionais ? PCN; Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 ? com obras de autores que trabalham temáticas ligadas ao ensino, ensino de História e ensino de temas de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena. A partir das questões levantadas, apresentamos algumas conclusões acerca do papel da escola na construção de uma realidade de inclusão social e respeito à diversidade cultural de nosso país.