No modelo econômico adotado pela sociedade terrena para a econômica, condicionou ao homem explorar a natureza como se ele não fizesse parte da mesma. Esse pensamento dominador levou a uma devastadora exploração dos recursos naturais. Diante de tal situação, a necessidade de se discutir esses problemas e elucidar maneiras de amenizar tais comportamentos levou vários segmentos da sociedade, formal e informal à colocar em pauta das discussões sobre o meio ambiente as ações de educação ambiental que tem como principal premissa, reincorporar o homem a natureza. Na objetividade de discutir as questões interdisciplinares na educação ambiental para o bioma caatinga, nos propomos a dialogar a partir de uma perspectiva interdisciplinar as ações de educação ambiental no bioma caatinga, partido da premissa que tais questões levam juntos entendimentos que não se remetem apenas as áreas naturais das ciência naturais, numa discussão coerente sobre o tema, uma abordagem interdisciplinar, que envolva os aspectos econômicos, políticos, sociais, educacionais e culturais do público envolvido se torna indispensável se quisermos estabelecer um pensamentos reflexivo sobre os problemas que o bioma caatinga enfrenta. Se for tratada como é tratada em outros contextos, pode ocasionar um processo inverso ao desejado, ou seja, a exclusão e a culpabilidade de um povo que por conta de condições insalubre necessitam de realizar tais agressões ao meio ambiente. Portanto, as discussões sobre problemas ambientais e educação ambiental no contexto do bioma caatinga, necessitam de uma abordagem que incorpore nas suas ações as questões socioeconômico e política que balizam os problemas desenvolvidos nessa região e não apenas os problemas ambientais.