Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

OS CONTOS DE FADA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E A INTERPRETAÇÃO ATRAVÉS DAS IMAGENS

Palavra-chaves: CONTOS DE FADAS, LETRAMENTO, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral(CO) GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
"2013-06-26 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3942
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 161
    "inscrito_id" => 1301
    "titulo" => "OS CONTOS DE FADA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E A INTERPRETAÇÃO ATRAVÉS DAS IMAGENS"
    "resumo" => "RESUMOEste trabalho objetiva estimular educadores a trabalhar obras literárias ilustradas no início da educação infantil. As historinhas criadas apenas com figuras podem ser usadas especialmente para desenvolver o intelecto e a interpretação dos iniciantes. Mesmo não conhecendo os signos linguísticos, as crianças possuem conhecimentos prévios, o que as capacitam para serem autoras de suas próprias histórias, independente do que esteja escrito, apenas através das imagens. Os contos de fadas favorecem nessa metodologia por ser um estilo literário que possibilita o entendimento e criatividade. Com o desenvolvimento intelectual, as crianças poderão ter mais facilidade ao letramento, processo inicial que é praticado com muitas dificuldades por parte de educando e educador, com isso, os contos de fada vem incentivar a aprender de forma encantadora sem o cansaço dos métodos tradicionais e monótonos. Como recursos teóricos utilizamos as concepções de R.H.R Rojo, Fanny Abramovich, Yetta M. Goodman, Regina Zilberman, entre outros autores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "palavra_chave" => "CONTOS DE FADAS, LETRAMENTO, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1301_bdf7534969d49851755026faf12ae6c8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÂNGELA BARBOSA SARINHO"
    "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA"
    "autor_email" => "rosangela.sarinho@gmail.c"
    "autor_ies" => "FIP FACULDADE INTEGRADA DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3942
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 161
    "inscrito_id" => 1301
    "titulo" => "OS CONTOS DE FADA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E A INTERPRETAÇÃO ATRAVÉS DAS IMAGENS"
    "resumo" => "RESUMOEste trabalho objetiva estimular educadores a trabalhar obras literárias ilustradas no início da educação infantil. As historinhas criadas apenas com figuras podem ser usadas especialmente para desenvolver o intelecto e a interpretação dos iniciantes. Mesmo não conhecendo os signos linguísticos, as crianças possuem conhecimentos prévios, o que as capacitam para serem autoras de suas próprias histórias, independente do que esteja escrito, apenas através das imagens. Os contos de fadas favorecem nessa metodologia por ser um estilo literário que possibilita o entendimento e criatividade. Com o desenvolvimento intelectual, as crianças poderão ter mais facilidade ao letramento, processo inicial que é praticado com muitas dificuldades por parte de educando e educador, com isso, os contos de fada vem incentivar a aprender de forma encantadora sem o cansaço dos métodos tradicionais e monótonos. Como recursos teóricos utilizamos as concepções de R.H.R Rojo, Fanny Abramovich, Yetta M. Goodman, Regina Zilberman, entre outros autores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "palavra_chave" => "CONTOS DE FADAS, LETRAMENTO, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1301_bdf7534969d49851755026faf12ae6c8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÂNGELA BARBOSA SARINHO"
    "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA"
    "autor_email" => "rosangela.sarinho@gmail.c"
    "autor_ies" => "FIP FACULDADE INTEGRADA DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

RESUMOEste trabalho objetiva estimular educadores a trabalhar obras literárias ilustradas no início da educação infantil. As historinhas criadas apenas com figuras podem ser usadas especialmente para desenvolver o intelecto e a interpretação dos iniciantes. Mesmo não conhecendo os signos linguísticos, as crianças possuem conhecimentos prévios, o que as capacitam para serem autoras de suas próprias histórias, independente do que esteja escrito, apenas através das imagens. Os contos de fadas favorecem nessa metodologia por ser um estilo literário que possibilita o entendimento e criatividade. Com o desenvolvimento intelectual, as crianças poderão ter mais facilidade ao letramento, processo inicial que é praticado com muitas dificuldades por parte de educando e educador, com isso, os contos de fada vem incentivar a aprender de forma encantadora sem o cansaço dos métodos tradicionais e monótonos. Como recursos teóricos utilizamos as concepções de R.H.R Rojo, Fanny Abramovich, Yetta M. Goodman, Regina Zilberman, entre outros autores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.