O presente artigo é resultado de um estudo de um projeto cadastrado junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí (PIBIC/UFPI) ainda em andamento. Partimos da constatação de que o ensino convencional, sozinho, não forma leitores, esperados pela sociedade. O problema a ser respondido é: quais os graus de dificuldades de leitura e compreensão de textos dos educandos das 1ª e 2ª etapas da EJA. Utilizamos como objetivo principal: desenvolver em alunos da EJA, o gosto estético literário e o prazer de ler, através da participação dos mesmos em oficinas lúdicas de leitura. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação. Os instrumentos foram: questionários e entrevista, observação. Fundamentamo-nos em estudos de Araújo (1999, 2005, 2007); Bosi (1986) e Freire (1987, 1996, 2011, 2011). Os alunos da EJA demonstram algumas habilidades no que se refere às práticas de leitura e compreensão de textos da Literatura regional popular.