Pelo presente texto apresentamos a experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, do subprojeto Programa de Estímulo à Docência na Educação de Jovens e Adultos (PED/EJA), da Universidade Federal de Ouro Preto as reflexões sobre a importância deste projeto para a formação docente e para a EJA. A experiência foi acompanhada pela pesquisa “O perfil dos alunos e alunas atendidos pela Educação de Jovens e Adultos – EJA, no município de Mariana – MG: do conhecimento à construção” com o propósito de conhecer a trajetória destes alunos, quantos são? De que gênero? De que faixa etária? Porque procuraram os cursos? Quais suas expectativas? Iniciado em 2011, este subprojeto atende todas as escolas que atuam na EJA em Mariana, acolhendo 1300 alunos da EJA, 15 bolsistas da graduação e 03 supervisoras, professoras da rede municipal e que atuam como pedagogas nas escolas envolvidas com o projeto.