Este trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados de uma experiência de ensino de leitura em uma escola pública de Campina Grande – PB, fruto dos projetos de pesquisa PIBIC/CNPq/UFCG/2011-2012 – 2012-2013, desenvolvidos pela Unidade Acadêmica de Letras-UFCG. A partir da leitura de gêneros literários, desenvolvemos competências leitoras de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com base nos descritores da Prova Brasil. Para isso, adotamos a pesquisa-ação, aplicamos um pré-teste para nortear o trabalho e, como referenciais teóricos, nos pautamos nos PCN-LP, em estudos atuais sobre leitura, didatização, letramento e mediação, uma vez que o trabalho desenvolvido pautou-se na intervenção em sala de aula. Através desta pesquisa – e após análise do pós-teste, observamos que os alunos demonstraram maior competência em relação à leitura de textos literários, e com a argumentação. Assim, lhes oportunizamos o contato com uma diversidade de crônicas, ampliando, dessa forma, a sua competência leitora.