Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DESCOBRINDO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIA LEITORA DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL - A INTERVENÇÃO DIDÁTICA COMO CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

Palavra-chaves: LEITURA, COMPETÊNCIA LEITORA, PROVA BRASIL Comunicação Oral(CO) GT 10 - EXPERIENCIAS DE LEITURAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
"2013-06-26 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3829
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 675
    "inscrito_id" => 2043
    "titulo" => "DESCOBRINDO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIA LEITORA DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL - A INTERVENÇÃO DIDÁTICA COMO CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados de uma experiência de ensino de leitura em uma escola pública de Campina Grande – PB, fruto dos projetos de pesquisa PIBIC/CNPq/UFCG/2011-2012 – 2012-2013, desenvolvidos pela Unidade Acadêmica de Letras-UFCG. A partir da leitura de gêneros literários, desenvolvemos competências leitoras de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com base nos descritores da Prova Brasil. Para isso, adotamos a pesquisa-ação, aplicamos um pré-teste para nortear o trabalho e, como referenciais teóricos, nos pautamos nos PCN-LP, em estudos atuais sobre leitura, didatização, letramento e mediação, uma vez que o trabalho desenvolvido pautou-se na intervenção em sala de aula. Através desta pesquisa – e após análise do pós-teste, observamos que os alunos demonstraram maior competência em relação à leitura de textos literários, e com a argumentação. Assim, lhes oportunizamos o contato com uma diversidade de crônicas, ampliando, dessa forma, a sua competência leitora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - EXPERIENCIAS DE LEITURAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "LEITURA, COMPETÊNCIA LEITORA, PROVA BRASIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_2043_dd0555a351bd5c2e8dc4204e96efc1b6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO PAZ E ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO PAZ"
    "autor_email" => "ms_paz@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3829
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 675
    "inscrito_id" => 2043
    "titulo" => "DESCOBRINDO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIA LEITORA DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL - A INTERVENÇÃO DIDÁTICA COMO CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados de uma experiência de ensino de leitura em uma escola pública de Campina Grande – PB, fruto dos projetos de pesquisa PIBIC/CNPq/UFCG/2011-2012 – 2012-2013, desenvolvidos pela Unidade Acadêmica de Letras-UFCG. A partir da leitura de gêneros literários, desenvolvemos competências leitoras de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com base nos descritores da Prova Brasil. Para isso, adotamos a pesquisa-ação, aplicamos um pré-teste para nortear o trabalho e, como referenciais teóricos, nos pautamos nos PCN-LP, em estudos atuais sobre leitura, didatização, letramento e mediação, uma vez que o trabalho desenvolvido pautou-se na intervenção em sala de aula. Através desta pesquisa – e após análise do pós-teste, observamos que os alunos demonstraram maior competência em relação à leitura de textos literários, e com a argumentação. Assim, lhes oportunizamos o contato com uma diversidade de crônicas, ampliando, dessa forma, a sua competência leitora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - EXPERIENCIAS DE LEITURAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "LEITURA, COMPETÊNCIA LEITORA, PROVA BRASIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_2043_dd0555a351bd5c2e8dc4204e96efc1b6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO PAZ E ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO PAZ"
    "autor_email" => "ms_paz@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados de uma experiência de ensino de leitura em uma escola pública de Campina Grande – PB, fruto dos projetos de pesquisa PIBIC/CNPq/UFCG/2011-2012 – 2012-2013, desenvolvidos pela Unidade Acadêmica de Letras-UFCG. A partir da leitura de gêneros literários, desenvolvemos competências leitoras de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com base nos descritores da Prova Brasil. Para isso, adotamos a pesquisa-ação, aplicamos um pré-teste para nortear o trabalho e, como referenciais teóricos, nos pautamos nos PCN-LP, em estudos atuais sobre leitura, didatização, letramento e mediação, uma vez que o trabalho desenvolvido pautou-se na intervenção em sala de aula. Através desta pesquisa – e após análise do pós-teste, observamos que os alunos demonstraram maior competência em relação à leitura de textos literários, e com a argumentação. Assim, lhes oportunizamos o contato com uma diversidade de crônicas, ampliando, dessa forma, a sua competência leitora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.