Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE UMA VISÃO DE TOTALIDADE DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA.

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, EMANCIPAÇOA HUMANA, PSICOPEDAGOGIA Comunicação Oral(CO) GT 18 - PSICOLOGIA EDUCACIONAL, QUEIXA ESCOLAR E APRENDIZAGEM Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a importância da prática psicopedagógica na escola de educação básica (ensino fundamental e médio), propondo verificar o campo de trabalho e o papel que os psicopedagogos desempenham nas escolas, de como acontece à interação psicopedagogo-escola. Para responder esses questionamentos discutiremos a luz de teóricos nacionais e internacionais, a saber: Saviani (2003; 2004), Rocha (2011), Sushodholsky (1998), Libânio (1990), Mendes(1997), Luckesi (1993), Sales(1990) , dentre outros. Com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldade de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, a intervenção psicopedagógica ganha, atualmente, espaço nas instituições de ensino de educação básica. O estudo proposto tem caráter qualitativo, tendo como norte a pesquisa bibliográfica, objetivando a elaboração de um referencial de análise para alcançarmos uma compreensão consistente da práxis psicopedagógica enquanto mediadora da transformação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.