Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 226
TEM HISTÓRIA HOJE? TEM SIM SINHÔ!: APRENDENDO A CONTAR HISTÓRIA COM O PROGRAMA BALE

Palavra-chaves: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, LEITURA, FORMAÇÃO DE LEITORES Comunicação Oral(CO) GT 10 - EXPERIENCIAS DE LEITURAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

RESUMO: O presente artigo objetiva fazer um relato de experiência vivenciada com a turnê "Tem história hoje? Tem sim sinhô”, a partir de dados empíricos de nossa participação. Sendo uma iniciativa realizada pelo Ministério da Cultura - MinC via Prêmio Agente Jovem de Cultura (2011) através do Programa de Extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE, a turnê (em andamento) tem por finalidade viabilizar a leitura e estimular a tradição do contar histórias de forma dinâmica e lúdica por meio da mediação do palhaço PIRULIBALE (personagem criado pelo grupo), em espaços escolares e não escolares do município de Pau dos Ferros – RN. Para fundamentar este relato, buscamos respaldo teórico em autores que como: Amarilha (2006); Bussato (2003); Eco (1994); Villard (1997); Sampaio e Mascarenhas (2007), entre outros. Destacamos, como resultados preliminares dessa ação: o despertar para o gosto pela leitura de textos literários; o resgate cultural e popular da contação de histórias; a formação de novos leitores; E o acesso à cultura literária e o lazer a espaços desprovidos desses bens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.