O presente trabalho foi elaborado a partir de uma experiência de bolsistas do Programa de
Iniciação à Docência (PIBID)/ Subprojeto de Pedagogia da UEPB Câmpus III) vivenciada no
segundo semestre de 2017 na EEEF Pedro Bandeira. No referido período foi elaborado e
executado um projeto temático intitulado “Educação Ambiental nos caminhos para a
sustentabilidade”. Este projeto partiu da necessidade de ensinar e conscientizar os alunos que
é fácil e necessário preservar a natureza, pois faz parte do mundo integral e se faz presente no
cotidiano. O objetivo deste artigo é apresentar as atividades desenvolvidas durante a execução
do projeto temático em questão. Como procedimento metodológico foi adotada a pesquisa
bibliográfica, a observação participante e o registro fotográfico. Como aporte teórico,
destacamos os autores: Dias (1992), Freire (1987) e Segura (2001). Os resultados das ações de
extensão foram satisfatórios, uma vez que o aprendizado dos alunos foi visivelmente
significativo durante as atividades desenvolvidas. Pôde-se perceber notoriamente ampliação
de conhecimentos e bons hábitos entre o início e o final das atividades na escola. O
aprendizado foi visivelmente significativo, visto que o conhecimento acerca de práticas
sustentáveis entre os alunos difundiu-se crescentemente, assim como as mudanças de atitudes
diárias envolvendo a separação de resíduos, cuidados com a natureza e importância do meio
ambiente, além do envolvimento da comunidade escolar que se comprometeu com os
ensinamentos do projeto. Dessa maneira, observou-se a eficácia e abrangência do trabalho
realizado, uma evidente modificação na conscientização ambiental dos envolvidos.