Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CRIANÇAS E MEIO AMBIENTE:A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL., CONSCIENTIZAÇÃO, SUSTENTABILIDADE, PIBID Comunicação Oral (CO) GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
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      segundo semestre de 2017 na EEEF Pedro Bandeira. No referido período foi elaborado e\r\n
      executado um projeto temático intitulado “Educação Ambiental nos caminhos para a\r\n
      sustentabilidade”. Este projeto partiu da necessidade de ensinar e conscientizar os alunos que\r\n
      é fácil e necessário preservar a natureza, pois faz parte do mundo integral e se faz presente no\r\n
      cotidiano. O objetivo deste artigo é apresentar as atividades desenvolvidas durante a execução\r\n
      do projeto temático em questão. Como procedimento metodológico foi adotada a pesquisa\r\n
      bibliográfica, a observação participante e o registro fotográfico. Como aporte teórico,\r\n
      destacamos os autores: Dias (1992), Freire (1987) e Segura (2001). Os resultados das ações de\r\n
      extensão foram satisfatórios, uma vez que o aprendizado dos alunos foi visivelmente\r\n
      significativo durante as atividades desenvolvidas. Pôde-se perceber notoriamente ampliação\r\n
      de conhecimentos e bons hábitos entre o início e o final das atividades na escola. O\r\n
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      sustentáveis entre os alunos difundiu-se crescentemente, assim como as mudanças de atitudes\r\n
      diárias envolvendo a separação de resíduos, cuidados com a natureza e importância do meio\r\n
      ambiente, além do envolvimento da comunidade escolar que se comprometeu com os\r\n
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Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho foi elaborado a partir de uma experiência de bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID)/ Subprojeto de Pedagogia da UEPB Câmpus III) vivenciada no segundo semestre de 2017 na EEEF Pedro Bandeira. No referido período foi elaborado e executado um projeto temático intitulado “Educação Ambiental nos caminhos para a sustentabilidade”. Este projeto partiu da necessidade de ensinar e conscientizar os alunos que é fácil e necessário preservar a natureza, pois faz parte do mundo integral e se faz presente no cotidiano. O objetivo deste artigo é apresentar as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto temático em questão. Como procedimento metodológico foi adotada a pesquisa bibliográfica, a observação participante e o registro fotográfico. Como aporte teórico, destacamos os autores: Dias (1992), Freire (1987) e Segura (2001). Os resultados das ações de extensão foram satisfatórios, uma vez que o aprendizado dos alunos foi visivelmente significativo durante as atividades desenvolvidas. Pôde-se perceber notoriamente ampliação de conhecimentos e bons hábitos entre o início e o final das atividades na escola. O aprendizado foi visivelmente significativo, visto que o conhecimento acerca de práticas sustentáveis entre os alunos difundiu-se crescentemente, assim como as mudanças de atitudes diárias envolvendo a separação de resíduos, cuidados com a natureza e importância do meio ambiente, além do envolvimento da comunidade escolar que se comprometeu com os ensinamentos do projeto. Dessa maneira, observou-se a eficácia e abrangência do trabalho realizado, uma evidente modificação na conscientização ambiental dos envolvidos.

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