Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO RECURSO CONTEXTUALIZADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA AS ESCOLAS PARCEIRAS DO PROAFE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, PROAFE, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
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      ocorrem. Embora a ciência tenha presença garantida em nossa sociedade pelos frutos tecnológicos\r\n
      colocados à disposição do cidadão, a prática científica, em seu dia a dia, é ainda grandemente\r\n
      desconhecida. O programa de Apoio à Formação e ao Ensino (PROAFE) é desenvolvido no Museu\r\n
      Vivo da Ciência e Tecnologia “Lynaldo Cavalcante” localizado na cidade de Campina Grande-PB, por\r\n
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      Estadual da Paraíba, campus I. Neste programa são realizadas atividades experimentais para alunos do\r\n
      ensino fundamental II de escolas da rede municipal da cidade de Campina Grande – PB. Tais\r\n
      atividades que são realizadas no PROAFE são denominadas como aulas diferenciadas, pois buscam\r\n
      interligar teoria e prática, com experimentos voltados ao dia a dia dos alunos para despertar a\r\n
      curiosidade e interesse do educando para uma melhor aprendizagem. Nesta pesquisa, destacam-se dois\r\n
      pontos fundamentais que o programa pode se destacar essencialmente, primeiramente nos discentes\r\n
      monitores da universidade desperta o interesse pela docência e, o segundo ponto, as atividades\r\n
      experimentais propõe auxiliar ao máximo os alunos das escolas do município na compreensão dos\r\n
      conteúdos ministrados durante o período de atividades. Diante do exposto, esse trabalho teve como\r\n
      objetivo utilizar atividades experimentais, associados aos conteúdos teóricos da matriz escolar das\r\n
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Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Existem muitas estratégias didáticas para contextualizar o ensino de ciências, uma delas é através das atividades experimentais, que surgem como estratégia muito eficaz para solução de problemas, sendo assim, os experimentos propicia aos alunos uma compreensão mais científica das transformações que ocorrem. Embora a ciência tenha presença garantida em nossa sociedade pelos frutos tecnológicos colocados à disposição do cidadão, a prática científica, em seu dia a dia, é ainda grandemente desconhecida. O programa de Apoio à Formação e ao Ensino (PROAFE) é desenvolvido no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia “Lynaldo Cavalcante” localizado na cidade de Campina Grande-PB, por estudantes das licenciaturas em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química da Universidade Estadual da Paraíba, campus I. Neste programa são realizadas atividades experimentais para alunos do ensino fundamental II de escolas da rede municipal da cidade de Campina Grande – PB. Tais atividades que são realizadas no PROAFE são denominadas como aulas diferenciadas, pois buscam interligar teoria e prática, com experimentos voltados ao dia a dia dos alunos para despertar a curiosidade e interesse do educando para uma melhor aprendizagem. Nesta pesquisa, destacam-se dois pontos fundamentais que o programa pode se destacar essencialmente, primeiramente nos discentes monitores da universidade desperta o interesse pela docência e, o segundo ponto, as atividades experimentais propõe auxiliar ao máximo os alunos das escolas do município na compreensão dos conteúdos ministrados durante o período de atividades. Diante do exposto, esse trabalho teve como objetivo utilizar atividades experimentais, associados aos conteúdos teóricos da matriz escolar das escolas municipais do município de Campina Grande-PB, através do PROAFE visando promover uma aprendizagem significativa para conteúdos de Química ministrados.

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