Existem muitas estratégias didáticas para contextualizar o ensino de ciências, uma delas é através das
atividades experimentais, que surgem como estratégia muito eficaz para solução de problemas, sendo
assim, os experimentos propicia aos alunos uma compreensão mais científica das transformações que
ocorrem. Embora a ciência tenha presença garantida em nossa sociedade pelos frutos tecnológicos
colocados à disposição do cidadão, a prática científica, em seu dia a dia, é ainda grandemente
desconhecida. O programa de Apoio à Formação e ao Ensino (PROAFE) é desenvolvido no Museu
Vivo da Ciência e Tecnologia “Lynaldo Cavalcante” localizado na cidade de Campina Grande-PB, por
estudantes das licenciaturas em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química da Universidade
Estadual da Paraíba, campus I. Neste programa são realizadas atividades experimentais para alunos do
ensino fundamental II de escolas da rede municipal da cidade de Campina Grande – PB. Tais
atividades que são realizadas no PROAFE são denominadas como aulas diferenciadas, pois buscam
interligar teoria e prática, com experimentos voltados ao dia a dia dos alunos para despertar a
curiosidade e interesse do educando para uma melhor aprendizagem. Nesta pesquisa, destacam-se dois
pontos fundamentais que o programa pode se destacar essencialmente, primeiramente nos discentes
monitores da universidade desperta o interesse pela docência e, o segundo ponto, as atividades
experimentais propõe auxiliar ao máximo os alunos das escolas do município na compreensão dos
conteúdos ministrados durante o período de atividades. Diante do exposto, esse trabalho teve como
objetivo utilizar atividades experimentais, associados aos conteúdos teóricos da matriz escolar das
escolas municipais do município de Campina Grande-PB, através do PROAFE visando promover uma
aprendizagem significativa para conteúdos de Química ministrados.