Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA E. E. E. F. M. PROF. ANTÔNIO OLIVEIRA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, DIFICULDADES, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39203
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 210
    "inscrito_id" => 485
    "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA E. E. E. F. M. PROF. ANTÔNIO OLIVEIRA"
    "resumo" => """
      A química é uma das disciplinas importantes para a vida de todo cidadão, contribuindo na construção\r\n
      do pensamento científico. O ensino de química se apresenta da maneira tradicional de passar\r\n
      conteúdos, que é na memorização de conceitos e fórmulas, causando desmotivação nos alunos,\r\n
      aumentando a dificuldade na aprendizagem de química. É a partir daí que surge a necessidade de\r\n
      conectar o que se aprende na sala de aula com o cotidiano, com o dia a dia dos estudantes. Assim, eles\r\n
      conseguem juntar as informações dadas pelo professor, tendo a oportunidade de se questionar e de\r\n
      refletir sobre a importância de estudar esta disciplina. Este trabalho procura destacar os obstáculos que\r\n
      os alunos do 2º ano do Ensino Médio da escola estadual Professor Antônio Oliveira, localizada na\r\n
      cidade de Campina Grande- PB encontram no processo de aprendizagem da química, o que objetiva\r\n
      avaliar de que maneira os recursos e a metodologia utilizada pelos professores auxiliam ou dificultam\r\n
      o entendimento do estudante. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário composto por dez\r\n
      questões, o público alvo foram 15 alunos, os quais foram identificados como “A” seguido de um\r\n
      número algébrico “X”(1-15). Pode-se observar que a dificuldade dos estudantes na aprendizagem\r\n
      desta disciplina relaciona a aspectos de falta de interesse, falta de motivação por parte de alguns\r\n
      professores. Reformar o ensino de química seria aumentar a produtividade escolar dos alunos. Sempre\r\n
      escutamos os alunos perguntarem o porquê de se estudar química, o que fica gravado em nossas\r\n
      mentes é que a química faz parte no nosso cotidiano e sem ela não teria condições de vida na terra,\r\n
      pois em todo o planeta a química é essencial. A pesquisa realizada com os alunos do 2º ano do ensino\r\n
      médio identificou que os alunos gostam da disciplina por ser importante na nossa vida, porém,\r\n
      possuem dificuldades em compreender, são utilizados poucos materiais que podem enriquecer as aulas\r\n
      como o laboratório de química para serem ministradas aulas práticas, pois o aluno precisa sentir que a\r\n
      teoria tem tudo a ver com a prática. Devemos mudar os nossos conceitos e quebrar paradigmas para\r\n
      que o nosso aluno possa ser um cidadão esclarecido e principalmente, uma pessoa que defenda a nossa\r\n
      escola pelas nossas práticas educacionais.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, DIFICULDADES, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID485_29112017224013.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DA CUNHA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanalima0502@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39203
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 210
    "inscrito_id" => 485
    "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA E. E. E. F. M. PROF. ANTÔNIO OLIVEIRA"
    "resumo" => """
      A química é uma das disciplinas importantes para a vida de todo cidadão, contribuindo na construção\r\n
      do pensamento científico. O ensino de química se apresenta da maneira tradicional de passar\r\n
      conteúdos, que é na memorização de conceitos e fórmulas, causando desmotivação nos alunos,\r\n
      aumentando a dificuldade na aprendizagem de química. É a partir daí que surge a necessidade de\r\n
      conectar o que se aprende na sala de aula com o cotidiano, com o dia a dia dos estudantes. Assim, eles\r\n
      conseguem juntar as informações dadas pelo professor, tendo a oportunidade de se questionar e de\r\n
      refletir sobre a importância de estudar esta disciplina. Este trabalho procura destacar os obstáculos que\r\n
      os alunos do 2º ano do Ensino Médio da escola estadual Professor Antônio Oliveira, localizada na\r\n
      cidade de Campina Grande- PB encontram no processo de aprendizagem da química, o que objetiva\r\n
      avaliar de que maneira os recursos e a metodologia utilizada pelos professores auxiliam ou dificultam\r\n
      o entendimento do estudante. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário composto por dez\r\n
      questões, o público alvo foram 15 alunos, os quais foram identificados como “A” seguido de um\r\n
      número algébrico “X”(1-15). Pode-se observar que a dificuldade dos estudantes na aprendizagem\r\n
      desta disciplina relaciona a aspectos de falta de interesse, falta de motivação por parte de alguns\r\n
      professores. Reformar o ensino de química seria aumentar a produtividade escolar dos alunos. Sempre\r\n
      escutamos os alunos perguntarem o porquê de se estudar química, o que fica gravado em nossas\r\n
      mentes é que a química faz parte no nosso cotidiano e sem ela não teria condições de vida na terra,\r\n
      pois em todo o planeta a química é essencial. A pesquisa realizada com os alunos do 2º ano do ensino\r\n
      médio identificou que os alunos gostam da disciplina por ser importante na nossa vida, porém,\r\n
      possuem dificuldades em compreender, são utilizados poucos materiais que podem enriquecer as aulas\r\n
      como o laboratório de química para serem ministradas aulas práticas, pois o aluno precisa sentir que a\r\n
      teoria tem tudo a ver com a prática. Devemos mudar os nossos conceitos e quebrar paradigmas para\r\n
      que o nosso aluno possa ser um cidadão esclarecido e principalmente, uma pessoa que defenda a nossa\r\n
      escola pelas nossas práticas educacionais.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, DIFICULDADES, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID485_29112017224013.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DA CUNHA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanalima0502@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

A química é uma das disciplinas importantes para a vida de todo cidadão, contribuindo na construção do pensamento científico. O ensino de química se apresenta da maneira tradicional de passar conteúdos, que é na memorização de conceitos e fórmulas, causando desmotivação nos alunos, aumentando a dificuldade na aprendizagem de química. É a partir daí que surge a necessidade de conectar o que se aprende na sala de aula com o cotidiano, com o dia a dia dos estudantes. Assim, eles conseguem juntar as informações dadas pelo professor, tendo a oportunidade de se questionar e de refletir sobre a importância de estudar esta disciplina. Este trabalho procura destacar os obstáculos que os alunos do 2º ano do Ensino Médio da escola estadual Professor Antônio Oliveira, localizada na cidade de Campina Grande- PB encontram no processo de aprendizagem da química, o que objetiva avaliar de que maneira os recursos e a metodologia utilizada pelos professores auxiliam ou dificultam o entendimento do estudante. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário composto por dez questões, o público alvo foram 15 alunos, os quais foram identificados como “A” seguido de um número algébrico “X”(1-15). Pode-se observar que a dificuldade dos estudantes na aprendizagem desta disciplina relaciona a aspectos de falta de interesse, falta de motivação por parte de alguns professores. Reformar o ensino de química seria aumentar a produtividade escolar dos alunos. Sempre escutamos os alunos perguntarem o porquê de se estudar química, o que fica gravado em nossas mentes é que a química faz parte no nosso cotidiano e sem ela não teria condições de vida na terra, pois em todo o planeta a química é essencial. A pesquisa realizada com os alunos do 2º ano do ensino médio identificou que os alunos gostam da disciplina por ser importante na nossa vida, porém, possuem dificuldades em compreender, são utilizados poucos materiais que podem enriquecer as aulas como o laboratório de química para serem ministradas aulas práticas, pois o aluno precisa sentir que a teoria tem tudo a ver com a prática. Devemos mudar os nossos conceitos e quebrar paradigmas para que o nosso aluno possa ser um cidadão esclarecido e principalmente, uma pessoa que defenda a nossa escola pelas nossas práticas educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.