A química é uma das disciplinas importantes para a vida de todo cidadão, contribuindo na construção
do pensamento científico. O ensino de química se apresenta da maneira tradicional de passar
conteúdos, que é na memorização de conceitos e fórmulas, causando desmotivação nos alunos,
aumentando a dificuldade na aprendizagem de química. É a partir daí que surge a necessidade de
conectar o que se aprende na sala de aula com o cotidiano, com o dia a dia dos estudantes. Assim, eles
conseguem juntar as informações dadas pelo professor, tendo a oportunidade de se questionar e de
refletir sobre a importância de estudar esta disciplina. Este trabalho procura destacar os obstáculos que
os alunos do 2º ano do Ensino Médio da escola estadual Professor Antônio Oliveira, localizada na
cidade de Campina Grande- PB encontram no processo de aprendizagem da química, o que objetiva
avaliar de que maneira os recursos e a metodologia utilizada pelos professores auxiliam ou dificultam
o entendimento do estudante. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário composto por dez
questões, o público alvo foram 15 alunos, os quais foram identificados como “A” seguido de um
número algébrico “X”(1-15). Pode-se observar que a dificuldade dos estudantes na aprendizagem
desta disciplina relaciona a aspectos de falta de interesse, falta de motivação por parte de alguns
professores. Reformar o ensino de química seria aumentar a produtividade escolar dos alunos. Sempre
escutamos os alunos perguntarem o porquê de se estudar química, o que fica gravado em nossas
mentes é que a química faz parte no nosso cotidiano e sem ela não teria condições de vida na terra,
pois em todo o planeta a química é essencial. A pesquisa realizada com os alunos do 2º ano do ensino
médio identificou que os alunos gostam da disciplina por ser importante na nossa vida, porém,
possuem dificuldades em compreender, são utilizados poucos materiais que podem enriquecer as aulas
como o laboratório de química para serem ministradas aulas práticas, pois o aluno precisa sentir que a
teoria tem tudo a ver com a prática. Devemos mudar os nossos conceitos e quebrar paradigmas para
que o nosso aluno possa ser um cidadão esclarecido e principalmente, uma pessoa que defenda a nossa
escola pelas nossas práticas educacionais.