CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39195 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 69 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo principal versar as contribuições do PIBID de Pedagogia para a formação inicial dos licenciandos bolsistas do ensino básico a partir de experiências vivenciadas em uma escola municipal de Campina Grande-PB. O estudo de caráter qualitativo salienta a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação inicial dos pedagogos, pois subsidia os professores em suas futuras práticas pedagógicas e contribui para que possamos atender às exigências das diversas situações e atividades do cotidiano escolar, a partir da análise e reflexão sobre a prática docente, numa perspectiva emancipadora. Pra tanto, o estudo apresenta reflexões a cerca dos desafios na formação docente inicial com base no teórico Brito (2006), e envolve a valorização dos processos formativos dos professores a partir do PIBID com base nos autores Rausch e Frantz (2013), dentre outros. Desse modo, o percurso metodológico utilizado para alcançar o objetivo proposto se fundamenta na leitura bibliográfica sobre a temática e nas experiências vivenciadas desde setembro de 2016 à novembro de 2017 em uma escola municipal de Campina Grande-PB parceira do programa, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I na qual desenvolvo atividades que abrangem diferentes características e dimensões da iniciação à docência necessárias para a formação inicial. Portanto, percebeu-se que o Programa contribuiu no desempenho da atividade docente ao oferecer suporte à prática pedagógica inicial diante das necessidades, dificuldades e desafios do ato de ensinar para que favoreça o repensar da prática pedagógica através do incentivo de uma metodologia adaptada ao contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, PEDAGOGIA, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID69_27112017044331.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉTSIA FERREIRA VIANA BEZERRA DIAS" "autor_nome_curto" => "KÉTSIA" "autor_email" => "ketsiabdias@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39195 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 69 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo principal versar as contribuições do PIBID de Pedagogia para a formação inicial dos licenciandos bolsistas do ensino básico a partir de experiências vivenciadas em uma escola municipal de Campina Grande-PB. O estudo de caráter qualitativo salienta a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação inicial dos pedagogos, pois subsidia os professores em suas futuras práticas pedagógicas e contribui para que possamos atender às exigências das diversas situações e atividades do cotidiano escolar, a partir da análise e reflexão sobre a prática docente, numa perspectiva emancipadora. Pra tanto, o estudo apresenta reflexões a cerca dos desafios na formação docente inicial com base no teórico Brito (2006), e envolve a valorização dos processos formativos dos professores a partir do PIBID com base nos autores Rausch e Frantz (2013), dentre outros. Desse modo, o percurso metodológico utilizado para alcançar o objetivo proposto se fundamenta na leitura bibliográfica sobre a temática e nas experiências vivenciadas desde setembro de 2016 à novembro de 2017 em uma escola municipal de Campina Grande-PB parceira do programa, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I na qual desenvolvo atividades que abrangem diferentes características e dimensões da iniciação à docência necessárias para a formação inicial. Portanto, percebeu-se que o Programa contribuiu no desempenho da atividade docente ao oferecer suporte à prática pedagógica inicial diante das necessidades, dificuldades e desafios do ato de ensinar para que favoreça o repensar da prática pedagógica através do incentivo de uma metodologia adaptada ao contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, PEDAGOGIA, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID69_27112017044331.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉTSIA FERREIRA VIANA BEZERRA DIAS" "autor_nome_curto" => "KÉTSIA" "autor_email" => "ketsiabdias@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }