PIBID: UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE FILOSOFIA ENQUANTO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39303 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 259 "titulo" => "PIBID: UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE FILOSOFIA ENQUANTO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo tratar da importância do apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, nas intervenções voltadas ao ensino de Filosofia, na rede estadual de ensino, mais especificamente com estudantes de ensino médio. Tal proposta advém do reconhecimento de que a aula de Filosofia deve ser um acontecimento único em que os estudantes possam não só sentirem-se afetados pelas problematizações lançadas, como também motivados à elaboração de sub-versões[1]. Diante disto, cabe ressaltar a precisão sobre a natureza destas sub-versões, se estas são reproduções ou apenas repetições, e até que ponto os estudantes bolsistas do Pibid podem cooperar com esta elaboração. A hipótese lançada é a de que o professor de Filosofia, a partir de uma formação acadêmica de qualidade e atuando enquanto filósofo, é capaz de viabilizar espaços de experiências filosóficas que possibilitem um ensino realmente eficaz àquilo que é mister do filosofar no ensino médio, como a criação de novidades ou mundo possíveis, enquanto resultados de uma atitude filosófica que inquieta, revoluciona e liberta. A questão é: como aprender a ensinar isto?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "FILOSOFIA, PIBID, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA3_ID259_30112017145245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALLIGIANA ARAUJO DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "KALLIGIANA" "autor_email" => "kaligiana_filo@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39303 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 259 "titulo" => "PIBID: UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE FILOSOFIA ENQUANTO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo tratar da importância do apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, nas intervenções voltadas ao ensino de Filosofia, na rede estadual de ensino, mais especificamente com estudantes de ensino médio. Tal proposta advém do reconhecimento de que a aula de Filosofia deve ser um acontecimento único em que os estudantes possam não só sentirem-se afetados pelas problematizações lançadas, como também motivados à elaboração de sub-versões[1]. Diante disto, cabe ressaltar a precisão sobre a natureza destas sub-versões, se estas são reproduções ou apenas repetições, e até que ponto os estudantes bolsistas do Pibid podem cooperar com esta elaboração. A hipótese lançada é a de que o professor de Filosofia, a partir de uma formação acadêmica de qualidade e atuando enquanto filósofo, é capaz de viabilizar espaços de experiências filosóficas que possibilitem um ensino realmente eficaz àquilo que é mister do filosofar no ensino médio, como a criação de novidades ou mundo possíveis, enquanto resultados de uma atitude filosófica que inquieta, revoluciona e liberta. A questão é: como aprender a ensinar isto?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "FILOSOFIA, PIBID, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA3_ID259_30112017145245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALLIGIANA ARAUJO DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "KALLIGIANA" "autor_email" => "kaligiana_filo@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }