Este trabalho tem como objetivo expor um relato de experiência acerca de práticas de ensino e aprendizagem, levando em consideração que no ato de transmissão de conhecimentos e no ato de ensinar, estamos aprendendo conjuntamente com outrem. Ou seja, a construção do conhecimento é feita por intermédio da troca de conhecimento dialógica que acontece entre professor- aluno na horizontalidade e sem hierarquia, e claro, por todos os indivíduos na sociedade. Essa pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso em Ciências Sociais, onde foi possível investigar a prática docente na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, conhecida por todos os alunos por (Escola Normal) localizada no Município de Campina Grande, no período de fevereiro a maio de 2016. Nesse sentido, cabe aqui evidenciar que para a construção desse trabalho foi necessário um retorno para a contextualização da disciplina Sociológica no Brasil e os desafios pela qual a disciplina perpassa na atual conjuntura. Portanto, parto do principio da sociologia enquanto uma disciplina que tenta explicar e compreender o comportamento humano na sociedade, além disso, a disciplina supracitada tem o potencial de desconstruir pensamentos etnocêntricos e que reproduzem a banalidade do mal. Deste modo, a escola se configurou como um verdadeiro laboratório social para o processo de investigação etnográfica. Os métodos utilizados para a coleta de dados ancoram-se em técnicas que mais se enquadram na proposta da pesquisa, tais como: Pesquisa bibliográfica, observação participante e entrevistas. Em virtude dos fatos mencionados, foi possível a constatação que a sociologia é um instrumento capaz de transformar, emancipar e libertar o indivíduo. É inegável que a Sociologia é extremamente eficiente na tarefa de entendermos que na diversidade somos mais e melhores.