DOCÊNCIA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO, AUTONOMIA E MORAL
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39204 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 521 "titulo" => "DOCÊNCIA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO, AUTONOMIA E MORAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo expor um relato de experiência acerca de práticas de ensino e aprendizagem, levando em consideração que no ato de transmissão de conhecimentos e no ato de ensinar, estamos aprendendo conjuntamente com outrem. Ou seja, a construção do conhecimento é feita por intermédio da troca de conhecimento dialógica que acontece entre professor- aluno na horizontalidade e sem hierarquia, e claro, por todos os indivíduos na sociedade. Essa pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso em Ciências Sociais, onde foi possível investigar a prática docente na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, conhecida por todos os alunos por (Escola Normal) localizada no Município de Campina Grande, no período de fevereiro a maio de 2016. Nesse sentido, cabe aqui evidenciar que para a construção desse trabalho foi necessário um retorno para a contextualização da disciplina Sociológica no Brasil e os desafios pela qual a disciplina perpassa na atual conjuntura. Portanto, parto do principio da sociologia enquanto uma disciplina que tenta explicar e compreender o comportamento humano na sociedade, além disso, a disciplina supracitada tem o potencial de desconstruir pensamentos etnocêntricos e que reproduzem a banalidade do mal. Deste modo, a escola se configurou como um verdadeiro laboratório social para o processo de investigação etnográfica. Os métodos utilizados para a coleta de dados ancoram-se em técnicas que mais se enquadram na proposta da pesquisa, tais como: Pesquisa bibliográfica, observação participante e entrevistas. Em virtude dos fatos mencionados, foi possível a constatação que a sociologia é um instrumento capaz de transformar, emancipar e libertar o indivíduo. É inegável que a Sociologia é extremamente eficiente na tarefa de entendermos que na diversidade somos mais e melhores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14: Ensino de Sociologia" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, SOCIOLOGIA, EMPODERAMENTO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA14_ID521_29112017231044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUALAFY RAFAEL BARBOSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "HUALAFY" "autor_email" => "hualafybarbosa@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39204 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 521 "titulo" => "DOCÊNCIA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO, AUTONOMIA E MORAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo expor um relato de experiência acerca de práticas de ensino e aprendizagem, levando em consideração que no ato de transmissão de conhecimentos e no ato de ensinar, estamos aprendendo conjuntamente com outrem. Ou seja, a construção do conhecimento é feita por intermédio da troca de conhecimento dialógica que acontece entre professor- aluno na horizontalidade e sem hierarquia, e claro, por todos os indivíduos na sociedade. Essa pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso em Ciências Sociais, onde foi possível investigar a prática docente na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, conhecida por todos os alunos por (Escola Normal) localizada no Município de Campina Grande, no período de fevereiro a maio de 2016. Nesse sentido, cabe aqui evidenciar que para a construção desse trabalho foi necessário um retorno para a contextualização da disciplina Sociológica no Brasil e os desafios pela qual a disciplina perpassa na atual conjuntura. Portanto, parto do principio da sociologia enquanto uma disciplina que tenta explicar e compreender o comportamento humano na sociedade, além disso, a disciplina supracitada tem o potencial de desconstruir pensamentos etnocêntricos e que reproduzem a banalidade do mal. Deste modo, a escola se configurou como um verdadeiro laboratório social para o processo de investigação etnográfica. Os métodos utilizados para a coleta de dados ancoram-se em técnicas que mais se enquadram na proposta da pesquisa, tais como: Pesquisa bibliográfica, observação participante e entrevistas. Em virtude dos fatos mencionados, foi possível a constatação que a sociologia é um instrumento capaz de transformar, emancipar e libertar o indivíduo. É inegável que a Sociologia é extremamente eficiente na tarefa de entendermos que na diversidade somos mais e melhores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14: Ensino de Sociologia" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, SOCIOLOGIA, EMPODERAMENTO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA14_ID521_29112017231044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUALAFY RAFAEL BARBOSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "HUALAFY" "autor_email" => "hualafybarbosa@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }