Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A RESSIGNIFICAÇÃO DO TEXTO MIDIÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, GEOGRAFIA, ENSINO, PIBID Comunicação Oral (CO) GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39163
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 244
    "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DO TEXTO MIDIÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência onde aborda o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, no ensino de Geografia. O objetivo é realizar uma discussão sobre o uso desses recursos tecnológicos em sala de aula trazendo o relato da prática com a turma do segundo ano do ensino médio do turno da noite da Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo em Guarabira/PB. Para isso, foi realizado pesquisas bibliográficas que deram base para a aplicação das atividades em sala de aula que aqui são relatadas e também para as discussões que se sucedem no decorrer deste artigo. Foi realizado o levantamento de dados estatísticos sobre a evolução da internet no país que mostraram o cenário em que o jovem da era digital está inserido, se encontrando cada vez mais dependente da internet na realização de suas atividades escolares. Assim, foi constado através dos dados que o jovem que está na fase escolar do ensino médio é o que mais tem acesso a esse recurso tecnológico. A partir disto trabalhamos com o poder de disseminação de informação que a internet abarca, sendo elas verdadeiras ou não.  Dessa maneira, a preocupação foi fazer com que os estudantes, ao realizarem suas pesquisas na Internet e ao ser trabalhado pelo professor em sala de aula as TIC, introduzida junto com o conteúdo programático, refletissem sobre as informações adquiridas e tivessem o cuidado de selecionar informações corretas de sites confiáveis, retribuindo significados ao que estavam lendo. Assim o intuito foi o de formar seres críticos diante de determinadas situações e não seres passivos, simples absorventes das informações. Observaremos que ao encerramento da sequência didática, diante das atividades propostas, que os estudantes passaram a questionar mais e opinar mais diante das reportagens e matérias jornalísticas levadas para a sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, GEOGRAFIA, ENSINO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID244_29112017232314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMÁRIO FARIAS PEDROSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO"
    "autor_email" => "romario1.618@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39163
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 244
    "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DO TEXTO MIDIÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência onde aborda o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, no ensino de Geografia. O objetivo é realizar uma discussão sobre o uso desses recursos tecnológicos em sala de aula trazendo o relato da prática com a turma do segundo ano do ensino médio do turno da noite da Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo em Guarabira/PB. Para isso, foi realizado pesquisas bibliográficas que deram base para a aplicação das atividades em sala de aula que aqui são relatadas e também para as discussões que se sucedem no decorrer deste artigo. Foi realizado o levantamento de dados estatísticos sobre a evolução da internet no país que mostraram o cenário em que o jovem da era digital está inserido, se encontrando cada vez mais dependente da internet na realização de suas atividades escolares. Assim, foi constado através dos dados que o jovem que está na fase escolar do ensino médio é o que mais tem acesso a esse recurso tecnológico. A partir disto trabalhamos com o poder de disseminação de informação que a internet abarca, sendo elas verdadeiras ou não.  Dessa maneira, a preocupação foi fazer com que os estudantes, ao realizarem suas pesquisas na Internet e ao ser trabalhado pelo professor em sala de aula as TIC, introduzida junto com o conteúdo programático, refletissem sobre as informações adquiridas e tivessem o cuidado de selecionar informações corretas de sites confiáveis, retribuindo significados ao que estavam lendo. Assim o intuito foi o de formar seres críticos diante de determinadas situações e não seres passivos, simples absorventes das informações. Observaremos que ao encerramento da sequência didática, diante das atividades propostas, que os estudantes passaram a questionar mais e opinar mais diante das reportagens e matérias jornalísticas levadas para a sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, GEOGRAFIA, ENSINO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID244_29112017232314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMÁRIO FARIAS PEDROSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO"
    "autor_email" => "romario1.618@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência onde aborda o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, no ensino de Geografia. O objetivo é realizar uma discussão sobre o uso desses recursos tecnológicos em sala de aula trazendo o relato da prática com a turma do segundo ano do ensino médio do turno da noite da Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo em Guarabira/PB. Para isso, foi realizado pesquisas bibliográficas que deram base para a aplicação das atividades em sala de aula que aqui são relatadas e também para as discussões que se sucedem no decorrer deste artigo. Foi realizado o levantamento de dados estatísticos sobre a evolução da internet no país que mostraram o cenário em que o jovem da era digital está inserido, se encontrando cada vez mais dependente da internet na realização de suas atividades escolares. Assim, foi constado através dos dados que o jovem que está na fase escolar do ensino médio é o que mais tem acesso a esse recurso tecnológico. A partir disto trabalhamos com o poder de disseminação de informação que a internet abarca, sendo elas verdadeiras ou não. Dessa maneira, a preocupação foi fazer com que os estudantes, ao realizarem suas pesquisas na Internet e ao ser trabalhado pelo professor em sala de aula as TIC, introduzida junto com o conteúdo programático, refletissem sobre as informações adquiridas e tivessem o cuidado de selecionar informações corretas de sites confiáveis, retribuindo significados ao que estavam lendo. Assim o intuito foi o de formar seres críticos diante de determinadas situações e não seres passivos, simples absorventes das informações. Observaremos que ao encerramento da sequência didática, diante das atividades propostas, que os estudantes passaram a questionar mais e opinar mais diante das reportagens e matérias jornalísticas levadas para a sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.