A RESSIGNIFICAÇÃO DO TEXTO MIDIÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39163 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 244 "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DO TEXTO MIDIÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência onde aborda o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, no ensino de Geografia. O objetivo é realizar uma discussão sobre o uso desses recursos tecnológicos em sala de aula trazendo o relato da prática com a turma do segundo ano do ensino médio do turno da noite da Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo em Guarabira/PB. Para isso, foi realizado pesquisas bibliográficas que deram base para a aplicação das atividades em sala de aula que aqui são relatadas e também para as discussões que se sucedem no decorrer deste artigo. Foi realizado o levantamento de dados estatísticos sobre a evolução da internet no país que mostraram o cenário em que o jovem da era digital está inserido, se encontrando cada vez mais dependente da internet na realização de suas atividades escolares. Assim, foi constado através dos dados que o jovem que está na fase escolar do ensino médio é o que mais tem acesso a esse recurso tecnológico. A partir disto trabalhamos com o poder de disseminação de informação que a internet abarca, sendo elas verdadeiras ou não. Dessa maneira, a preocupação foi fazer com que os estudantes, ao realizarem suas pesquisas na Internet e ao ser trabalhado pelo professor em sala de aula as TIC, introduzida junto com o conteúdo programático, refletissem sobre as informações adquiridas e tivessem o cuidado de selecionar informações corretas de sites confiáveis, retribuindo significados ao que estavam lendo. Assim o intuito foi o de formar seres críticos diante de determinadas situações e não seres passivos, simples absorventes das informações. Observaremos que ao encerramento da sequência didática, diante das atividades propostas, que os estudantes passaram a questionar mais e opinar mais diante das reportagens e matérias jornalísticas levadas para a sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, GEOGRAFIA, ENSINO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID244_29112017232314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMÁRIO FARIAS PEDROSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO" "autor_email" => "romario1.618@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39163 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 244 "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DO TEXTO MIDIÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência onde aborda o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, no ensino de Geografia. O objetivo é realizar uma discussão sobre o uso desses recursos tecnológicos em sala de aula trazendo o relato da prática com a turma do segundo ano do ensino médio do turno da noite da Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo em Guarabira/PB. Para isso, foi realizado pesquisas bibliográficas que deram base para a aplicação das atividades em sala de aula que aqui são relatadas e também para as discussões que se sucedem no decorrer deste artigo. Foi realizado o levantamento de dados estatísticos sobre a evolução da internet no país que mostraram o cenário em que o jovem da era digital está inserido, se encontrando cada vez mais dependente da internet na realização de suas atividades escolares. Assim, foi constado através dos dados que o jovem que está na fase escolar do ensino médio é o que mais tem acesso a esse recurso tecnológico. A partir disto trabalhamos com o poder de disseminação de informação que a internet abarca, sendo elas verdadeiras ou não. Dessa maneira, a preocupação foi fazer com que os estudantes, ao realizarem suas pesquisas na Internet e ao ser trabalhado pelo professor em sala de aula as TIC, introduzida junto com o conteúdo programático, refletissem sobre as informações adquiridas e tivessem o cuidado de selecionar informações corretas de sites confiáveis, retribuindo significados ao que estavam lendo. Assim o intuito foi o de formar seres críticos diante de determinadas situações e não seres passivos, simples absorventes das informações. Observaremos que ao encerramento da sequência didática, diante das atividades propostas, que os estudantes passaram a questionar mais e opinar mais diante das reportagens e matérias jornalísticas levadas para a sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, GEOGRAFIA, ENSINO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID244_29112017232314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMÁRIO FARIAS PEDROSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO" "autor_email" => "romario1.618@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }