No ensino de química, uma das formas de motivar o interesse dos discentes pela busca do
conhecimento cientifico é a contextualização. Portanto, a química está inserida como disciplina
curricular com suas relevâncias para o ser humano, uma vez que, ela explica diversos fenômenos
ocorridos no cotidiano das pessoas. Através disto, surge a importância da contextualização no ensino
de química, com o intuito de fazer com que o aluno aprenda a partir de fenômenos conhecidos e vistos
no dia-a-dia. No campo educacional existem diversas metodologias que se adequam a determinados
conteúdos, com isso é possível tornar a aprendizagem mais significativa, uma vez que haja
participação ativa dos alunos. A importância da experimentação no ensino de química, está
relacionada ao desenvolvimento da compreensão de conceitos que os alunos não conseguem visualizar
na teoria, portanto, a partir de atividades experimentais e aulas contextualizadas o aluno sai de sua
postura passiva e começa a agir sobre o seu objeto de estudo, relacionando o objeto com a explicação
teórica, de modo que busque as causas dessa relação, formulando assim seus próprios conceitos para
os fenômenos observados. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as concepções
dos alunos, sobre a importância da experimentação no ensino de química, a partir de uma atividade
experimental realizada com estes, a qual utilizou-se como tema gerador sucos em pó artificiais, visto
que, é um produto de consumo presente na vida de muitas pessoas. A metodologia da pesquisa se
caracteriza de natureza quali-quantitativa e teve como instrumento de coleta de dados um questionário
composto por perguntas objetivas e subjetivas relacionadas a temática do processo investigativo. Os
sujeitos da pesquisa foram 35 alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública
localizada na cidade de Campina Grande - Paraíba. Para realização do trabalho foi aplicada uma
sequência didática envolvendo o conteúdo de soluções químicas com tema gerador sucos em pó
artificial. Foram feitas discussões acerca da composição das substâncias presente nos envelopes de
suco em pó. Por se tratar de um produto muito presente na vida dos alunos, é de grande importância
que estes tenham o conhecimento do que estão consumindo, portanto, a partir disso foi abordado o
conteúdo de soluções químicas. Os resultados mostraram que o experimento contribuiu de forma
significativa para melhor compreensão do conteúdo, de acordo com a opinião dos discentes. E estes
afirmaram que gostariam de ter mais aulas experimentais, pois esta, proporcionou a eles uma
aproximação da teoria a partir da prática, além de trazer conhecimentos acerca do cotidiano dos
mesmos. Nesse sentido é possível ver a importância da contextualização no ensino de ciências, uma
vez que, a partir disso o aluno aprende além da química os assuntos presentes no seu cotidiano,
fazendo com que estes se interessem mais pela disciplina.