PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL USO E REÚSO DA
ÁGUA NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CAETANO TORITAMA - PE
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39305 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 243 "titulo" => """ PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL USO E REÚSO DA\r\n ÁGUA NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CAETANO TORITAMA - PE """ "resumo" => "A reflexão sobre as práticas da degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, como atividade intencional da prática social, releva-se ser notória e urgente à educação ambiental, como “instrumento” de articulação a fim de evitar a degradação ambiental e, consequentemente, a inapropriação da natureza. A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Por isso, um processo educativo deve começar por um diagnóstico geral do tema e da sua aplicação. A educação ambiental baseia-se no conhecer e na habilidade coletiva voltada a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Diante disto, escolheu-se a escola municipal José Caetano, Toritama, PE, cujos objetivos foram práticas de educação e gestão ambiental: uso racional da água. Foram ministrados conteúdos relacionados ao tema, realização de oficinas e da aplicação de questionários temáticos. O material didático pedagógico utilizou-se de quadros negro e branco, vídeos temáticos, aulas teóricas e práticas e data show, e utilizou-se de material bibliográfico a fim de subsidiar as aulas teóricas e práticas relacionadas aos temas. O enfoque da degradação e da poluição hídrica foi para o Rio Capibaribe por ser o principal recurso hídrico local. Os principais resultados percebem-se a evolução dos conhecimentos sobre o tema dos alunos antes e após a aplicação das técnicas de educação ambiental na escola, inclusive com esclarecimento dos alunos sobre as ações a serem tomadas para evitar a degradação ambiental e, portanto, a gestão do uso da água." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID243_22112017123841.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE NAILDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE NAILDO" "autor_email" => "alexandrenaildo@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39305 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 243 "titulo" => """ PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL USO E REÚSO DA\r\n ÁGUA NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CAETANO TORITAMA - PE """ "resumo" => "A reflexão sobre as práticas da degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, como atividade intencional da prática social, releva-se ser notória e urgente à educação ambiental, como “instrumento” de articulação a fim de evitar a degradação ambiental e, consequentemente, a inapropriação da natureza. A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Por isso, um processo educativo deve começar por um diagnóstico geral do tema e da sua aplicação. A educação ambiental baseia-se no conhecer e na habilidade coletiva voltada a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Diante disto, escolheu-se a escola municipal José Caetano, Toritama, PE, cujos objetivos foram práticas de educação e gestão ambiental: uso racional da água. Foram ministrados conteúdos relacionados ao tema, realização de oficinas e da aplicação de questionários temáticos. O material didático pedagógico utilizou-se de quadros negro e branco, vídeos temáticos, aulas teóricas e práticas e data show, e utilizou-se de material bibliográfico a fim de subsidiar as aulas teóricas e práticas relacionadas aos temas. O enfoque da degradação e da poluição hídrica foi para o Rio Capibaribe por ser o principal recurso hídrico local. Os principais resultados percebem-se a evolução dos conhecimentos sobre o tema dos alunos antes e após a aplicação das técnicas de educação ambiental na escola, inclusive com esclarecimento dos alunos sobre as ações a serem tomadas para evitar a degradação ambiental e, portanto, a gestão do uso da água." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID243_22112017123841.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE NAILDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE NAILDO" "autor_email" => "alexandrenaildo@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }