Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DRAMATIZAÇÃO NA ESCOLA: PATOLOGIAS PROVOCADAS POR VÍRUS E BACTÉRIAS COM TURMA DE SEGUNDO ANO MÉDIO DA ESCOLA SOLON DE LUCENA

Palavra-chaves: DRAMATIZAÇÃO, VÍRUS, BACTÉRIAS Comunicação Oral (CO) GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39206
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 234
    "inscrito_id" => 495
    "titulo" => "DRAMATIZAÇÃO NA ESCOLA: PATOLOGIAS PROVOCADAS POR VÍRUS E BACTÉRIAS COM TURMA DE SEGUNDO ANO MÉDIO DA ESCOLA SOLON DE LUCENA"
    "resumo" => "As atividades correspondentes ao trabalho que aqui será descrito foram realizadas no período de fevereiro à junho de 2016 na escola estadual de ensino Fundamental e médio Solon de Lucena, que fica localizada na cidade de Campina Grande-Paraíba, o projeto foi financiado pelo Programa Institucional de Bolsa Iniciação à docência (PIBID), da CAPES, realizado pelo grupo formado pela Coordenadora Orientadora, supervisores e um grupo de alunos da graduação do curso em licenciatura plena em ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, . Foi feito nesse primeiro semestre de trabalho do ano, intervenções nas quais envolviam uma turma de 2º ano do ensino médio regular da escola, com a temática a respeito de patologias causadas por vírus e bactérias, os conteúdos acompanham o livro didático adotado pela escola. Partindo do tema central, primeiramente foram aplicados questionários iniciais, nos encontros seguintes foram realizadas aulas discursivas, dialogadas e expositivas e então foi começado a trabalhar a temática com a parte prática envolvendo dramatizações em sala de aula, que é o foco do pré-projeto e que ainda não é muito trabalhado nas escolas, também as dramatizações tem o objetivo de envolvimento multidisciplinar, de forma que seja possível estudar o conteúdo de uma forma diferente das abordadas normalmente em sala de aula. Foram divididos grupos de alunos, dos quais uma parte ficou responsáveis em abordar Bactérias e outra parte abordar Vírus, as atividades envolveu toda a sala de aula, foi possível realizar tudo de forma descontraída, tudo foi acompanhado pela supervisora que é professora de biologia turma e foi autorizado as atividades pela direção da escola. Encerrando o subprojeto para o respectivo semestre mencionado foi aplicado um questionário final para complementar os resultados que serão aqui descritos com maior riqueza de detalhes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "DRAMATIZAÇÃO, VÍRUS, BACTÉRIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA1_ID495_30112017143513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEIZY MAYARA JOB BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "GEIZY BERNARDO"
    "autor_email" => "geizy_may@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39206
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 234
    "inscrito_id" => 495
    "titulo" => "DRAMATIZAÇÃO NA ESCOLA: PATOLOGIAS PROVOCADAS POR VÍRUS E BACTÉRIAS COM TURMA DE SEGUNDO ANO MÉDIO DA ESCOLA SOLON DE LUCENA"
    "resumo" => "As atividades correspondentes ao trabalho que aqui será descrito foram realizadas no período de fevereiro à junho de 2016 na escola estadual de ensino Fundamental e médio Solon de Lucena, que fica localizada na cidade de Campina Grande-Paraíba, o projeto foi financiado pelo Programa Institucional de Bolsa Iniciação à docência (PIBID), da CAPES, realizado pelo grupo formado pela Coordenadora Orientadora, supervisores e um grupo de alunos da graduação do curso em licenciatura plena em ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, . Foi feito nesse primeiro semestre de trabalho do ano, intervenções nas quais envolviam uma turma de 2º ano do ensino médio regular da escola, com a temática a respeito de patologias causadas por vírus e bactérias, os conteúdos acompanham o livro didático adotado pela escola. Partindo do tema central, primeiramente foram aplicados questionários iniciais, nos encontros seguintes foram realizadas aulas discursivas, dialogadas e expositivas e então foi começado a trabalhar a temática com a parte prática envolvendo dramatizações em sala de aula, que é o foco do pré-projeto e que ainda não é muito trabalhado nas escolas, também as dramatizações tem o objetivo de envolvimento multidisciplinar, de forma que seja possível estudar o conteúdo de uma forma diferente das abordadas normalmente em sala de aula. Foram divididos grupos de alunos, dos quais uma parte ficou responsáveis em abordar Bactérias e outra parte abordar Vírus, as atividades envolveu toda a sala de aula, foi possível realizar tudo de forma descontraída, tudo foi acompanhado pela supervisora que é professora de biologia turma e foi autorizado as atividades pela direção da escola. Encerrando o subprojeto para o respectivo semestre mencionado foi aplicado um questionário final para complementar os resultados que serão aqui descritos com maior riqueza de detalhes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "DRAMATIZAÇÃO, VÍRUS, BACTÉRIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA1_ID495_30112017143513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEIZY MAYARA JOB BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "GEIZY BERNARDO"
    "autor_email" => "geizy_may@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

As atividades correspondentes ao trabalho que aqui será descrito foram realizadas no período de fevereiro à junho de 2016 na escola estadual de ensino Fundamental e médio Solon de Lucena, que fica localizada na cidade de Campina Grande-Paraíba, o projeto foi financiado pelo Programa Institucional de Bolsa Iniciação à docência (PIBID), da CAPES, realizado pelo grupo formado pela Coordenadora Orientadora, supervisores e um grupo de alunos da graduação do curso em licenciatura plena em ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, . Foi feito nesse primeiro semestre de trabalho do ano, intervenções nas quais envolviam uma turma de 2º ano do ensino médio regular da escola, com a temática a respeito de patologias causadas por vírus e bactérias, os conteúdos acompanham o livro didático adotado pela escola. Partindo do tema central, primeiramente foram aplicados questionários iniciais, nos encontros seguintes foram realizadas aulas discursivas, dialogadas e expositivas e então foi começado a trabalhar a temática com a parte prática envolvendo dramatizações em sala de aula, que é o foco do pré-projeto e que ainda não é muito trabalhado nas escolas, também as dramatizações tem o objetivo de envolvimento multidisciplinar, de forma que seja possível estudar o conteúdo de uma forma diferente das abordadas normalmente em sala de aula. Foram divididos grupos de alunos, dos quais uma parte ficou responsáveis em abordar Bactérias e outra parte abordar Vírus, as atividades envolveu toda a sala de aula, foi possível realizar tudo de forma descontraída, tudo foi acompanhado pela supervisora que é professora de biologia turma e foi autorizado as atividades pela direção da escola. Encerrando o subprojeto para o respectivo semestre mencionado foi aplicado um questionário final para complementar os resultados que serão aqui descritos com maior riqueza de detalhes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.