O PROBLEMA DA INTOLERÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL: DISCUSSÕES NECESSÁRIAS ÀS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39273 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 203 "inscrito_id" => 330 "titulo" => "O PROBLEMA DA INTOLERÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL: DISCUSSÕES NECESSÁRIAS ÀS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Sabe-se que o Brasil, desde sua formação colonial, apresenta uma nação heterogênea e mestiça composta por várias culturas. Em consonante a essa situação, vivemos em tempos contemporâneos em que os sujeitos não exibem mais uma identidade pré-estabelecida e concluída, mas fragmentada em muitos aspectos. Diante disso, surgem as diferenças, elas estão presentes nos mais variados segmentos sociais, expressas através das culturais, raças, religiões etc. Frente a essa diversidade e em algumas situações afloram nos sujeitos sentimentos de intolerância, que geram o desrespeito e, muitas vezes, a violência. Pensando nessas situações e no ensino de língua materna através da transversalidade, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir acerca de uma sequência didática (SD) aplicada em um miniprojeto, intitulado A INTOLERÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL: UM PROBLEMA CRESCENTE, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que foi realizado em uma turma de 1ª série do ensino médio, na E.E.E.F.M. João Suassuna em Catolé do Rocha – PB. Essa SD, baseada em concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), visou o desenvolvimento do gênero textual artigo de opinião. Além disso, utilizamos também como aporte teórico Hall (2005), PCNs Transversais (1997), PCNEM (2000), dentre outros. Em relação à metodologia, a presente pesquisa enquadra-se como de campo e relato de experiência, tendo em vista que os resultados das atividades desenvolvidas durante o projeto serão aqui expostos. Ao final da pesquisa, pôde-se perceber que o trabalho com o tema transversal abre margens a discussões importantes para formação crítica dos discentes, além disso a SD, quando bem planejada, amplia e desenvolve as habilidades e competências desses, no que diz respeito à formação educacional e ao letramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA, TRANSVERSALIDADE, INTOLERÂNCIA, INTOLERÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID330_29112017215508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA MEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flaviameira_@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39273 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 203 "inscrito_id" => 330 "titulo" => "O PROBLEMA DA INTOLERÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL: DISCUSSÕES NECESSÁRIAS ÀS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Sabe-se que o Brasil, desde sua formação colonial, apresenta uma nação heterogênea e mestiça composta por várias culturas. Em consonante a essa situação, vivemos em tempos contemporâneos em que os sujeitos não exibem mais uma identidade pré-estabelecida e concluída, mas fragmentada em muitos aspectos. Diante disso, surgem as diferenças, elas estão presentes nos mais variados segmentos sociais, expressas através das culturais, raças, religiões etc. Frente a essa diversidade e em algumas situações afloram nos sujeitos sentimentos de intolerância, que geram o desrespeito e, muitas vezes, a violência. Pensando nessas situações e no ensino de língua materna através da transversalidade, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir acerca de uma sequência didática (SD) aplicada em um miniprojeto, intitulado A INTOLERÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL: UM PROBLEMA CRESCENTE, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que foi realizado em uma turma de 1ª série do ensino médio, na E.E.E.F.M. João Suassuna em Catolé do Rocha – PB. Essa SD, baseada em concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), visou o desenvolvimento do gênero textual artigo de opinião. Além disso, utilizamos também como aporte teórico Hall (2005), PCNs Transversais (1997), PCNEM (2000), dentre outros. Em relação à metodologia, a presente pesquisa enquadra-se como de campo e relato de experiência, tendo em vista que os resultados das atividades desenvolvidas durante o projeto serão aqui expostos. Ao final da pesquisa, pôde-se perceber que o trabalho com o tema transversal abre margens a discussões importantes para formação crítica dos discentes, além disso a SD, quando bem planejada, amplia e desenvolve as habilidades e competências desses, no que diz respeito à formação educacional e ao letramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA, TRANSVERSALIDADE, INTOLERÂNCIA, INTOLERÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID330_29112017215508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA MEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flaviameira_@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }