Sabe-se que o Brasil, desde sua formação colonial, apresenta uma nação heterogênea e mestiça composta por várias culturas. Em consonante a essa situação, vivemos em tempos contemporâneos em que os sujeitos não exibem mais uma identidade pré-estabelecida e concluída, mas fragmentada em muitos aspectos. Diante disso, surgem as diferenças, elas estão presentes nos mais variados segmentos sociais, expressas através das culturais, raças, religiões etc. Frente a essa diversidade e em algumas situações afloram nos sujeitos sentimentos de intolerância, que geram o desrespeito e, muitas vezes, a violência. Pensando nessas situações e no ensino de língua materna através da transversalidade, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir acerca de uma sequência didática (SD) aplicada em um miniprojeto, intitulado A INTOLERÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL: UM PROBLEMA CRESCENTE, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que foi realizado em uma turma de 1ª série do ensino médio, na E.E.E.F.M. João Suassuna em Catolé do Rocha – PB. Essa SD, baseada em concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), visou o desenvolvimento do gênero textual artigo de opinião. Além disso, utilizamos também como aporte teórico Hall (2005), PCNs Transversais (1997), PCNEM (2000), dentre outros. Em relação à metodologia, a presente pesquisa enquadra-se como de campo e relato de experiência, tendo em vista que os resultados das atividades desenvolvidas durante o projeto serão aqui expostos. Ao final da pesquisa, pôde-se perceber que o trabalho com o tema transversal abre margens a discussões importantes para formação crítica dos discentes, além disso a SD, quando bem planejada, amplia e desenvolve as habilidades e competências desses, no que diz respeito à formação educacional e ao letramento.