A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA: UM RELATO DE VIVÊNCIA DE BOLSISTAS E EX-BOLSISTAS DO PIBID/QUÍMICA/CAPES/UEPB
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39156 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 226 "inscrito_id" => 174 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA: UM RELATO DE VIVÊNCIA DE BOLSISTAS E EX-BOLSISTAS DO PIBID/QUÍMICA/CAPES/UEPB" "resumo" => "Um dos maiores desafios da educação de hoje em dia, é atrair jovens para os cursos de graduação em licenciatura. Um dos maiores dilemas encontrados na formação nos cursos de licenciatura é a tímida integração entre a realidade escolar e as práticas vivenciadas no âmbito da universidade, o que fragiliza a formação dos futuros professores para o exercício da docência. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) surge como contribuição na formação inicial do licenciando, como projeto que busca promover a inserção dos futuros professores dos cursos de licenciatura na docência, permitindo que estes possam atuar no âmbito escolar. Outro ponto positivo é que, o PIBID ao ser inserido nas escolas proporciona experiências formativas importantes aos futuros professores, descortinando a realidade do ambiente escolar, contribuindo para a construção de uma identidade com a docência. Os licenciados, inseridos no PIBID, têm a oportunidade de se aproximar mais do contexto da prática docente, construção que vai se consolidando ao longo do curso de graduação. Diante disso, este trabalho busca relatar a influência do programa na formação dos futuros professores e professores já formados. Como investigação, foi realizada uma pesquisa com bolsistas e ex-bolsistas do programa PIBID/QUÍMICA/CAPES/UEPB com o seguinte objetivo de saber como o PIBID estaria influenciando na sua formação, e para os ex-participantes do programa, como influenciou na sua formação. Ao final, podemos concluir com as falas dos bolsistas ex-bolsistas que há uma satisfação dos mesmos vivenciarem a experiência docente junto com o PIBID. Com o programa os discentes podem vivenciar a teoria estudada durante o curso e a prática pedagógica, tornando-os capazes de desenvolver novas metodologias no ensino de química, que contribui para sair de um sistema de ensino tradicional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, LICENCIATURA, QUÍMICA, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID174_29112017235634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CAROLINE FERREIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "AMANDA CAROLINE" "autor_email" => "amandacarolinearaujo@hotm" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39156 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 226 "inscrito_id" => 174 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA: UM RELATO DE VIVÊNCIA DE BOLSISTAS E EX-BOLSISTAS DO PIBID/QUÍMICA/CAPES/UEPB" "resumo" => "Um dos maiores desafios da educação de hoje em dia, é atrair jovens para os cursos de graduação em licenciatura. Um dos maiores dilemas encontrados na formação nos cursos de licenciatura é a tímida integração entre a realidade escolar e as práticas vivenciadas no âmbito da universidade, o que fragiliza a formação dos futuros professores para o exercício da docência. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) surge como contribuição na formação inicial do licenciando, como projeto que busca promover a inserção dos futuros professores dos cursos de licenciatura na docência, permitindo que estes possam atuar no âmbito escolar. Outro ponto positivo é que, o PIBID ao ser inserido nas escolas proporciona experiências formativas importantes aos futuros professores, descortinando a realidade do ambiente escolar, contribuindo para a construção de uma identidade com a docência. Os licenciados, inseridos no PIBID, têm a oportunidade de se aproximar mais do contexto da prática docente, construção que vai se consolidando ao longo do curso de graduação. Diante disso, este trabalho busca relatar a influência do programa na formação dos futuros professores e professores já formados. Como investigação, foi realizada uma pesquisa com bolsistas e ex-bolsistas do programa PIBID/QUÍMICA/CAPES/UEPB com o seguinte objetivo de saber como o PIBID estaria influenciando na sua formação, e para os ex-participantes do programa, como influenciou na sua formação. Ao final, podemos concluir com as falas dos bolsistas ex-bolsistas que há uma satisfação dos mesmos vivenciarem a experiência docente junto com o PIBID. Com o programa os discentes podem vivenciar a teoria estudada durante o curso e a prática pedagógica, tornando-os capazes de desenvolver novas metodologias no ensino de química, que contribui para sair de um sistema de ensino tradicional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, LICENCIATURA, QUÍMICA, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID174_29112017235634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CAROLINE FERREIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "AMANDA CAROLINE" "autor_email" => "amandacarolinearaujo@hotm" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }