Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

NOSSO POVO, NOSSA HISTÓRIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS: EXPERIÊNCIA E PRÁTICA DO PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: PROJETO DIDÁTICO, POVO BRASILEIRO, RAÍZES CULTURAIS Comunicação Oral (CO) GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
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Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho é resultado de um Projeto de intervenção didática, em andamento, intitulado “Nosso povo, nossa história: cidadania e direitos humanos” vivenciado em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria José de Carvalho, na cidade de Campina Grande/PB, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do curso de pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Baseado em necessidades da turma, previamente observadas no primeiro semestre do ano letivo, desenvolvemos um projeto de Intervenção pedagógica cujo foco foi à constituição histórico-cultural do povo brasileiro a partir das três matizes constituintes das “Raízes do Brasil: Indígenas, Portuguesas e Africanas”. Tal projeto foi desenvolvido a partir de uma perspectiva interdisciplinar com o uso de metodologias mais dinâmicas do que as habituais, tendo como “fio condutor” a leitura de uma diversidade de textos. Objetivamos com o desenvolvimento do projeto: contribuir para a formação da consciência crítica dos/as alunos/as sobre as raízes culturais que constitui o povo brasileiro e sua importância para a construção e afirmação da identidade cultural do brasileiro; Identificar quais são e o que herdamos dos principais povos que formam o Brasil e Compreender e respeitar as diferenças. Para isso, trabalhamos em consonância a Constituição de 1988 que assevera que se deve “[...] assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos [...]”. Usamos também, como referencial teórico as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica que vem confirmar através das indicações como estabelecer bases comuns de como deve ser desenvolvidas as práticas de ensino em todos os níveis de educação.

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