Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

NORDESTE: CONHECENDO E VALORIZANDO SUA CULTURA

Palavra-chaves: NORDESTE, TRANSVERSALIDADE, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
0 of 0
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39246 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 137 "titulo" => "NORDESTE: CONHECENDO E VALORIZANDO SUA CULTURA" "resumo" => "Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) são documentos elaborados para auxiliar os professores na sua maneira de como abordar o assunto em sala de aula. Partindo do pressuposto de que o professor deve deixar de ser apenas transmissor do conhecimento e passar a focar no processo de aprendizagem do aluno, a utilização de temas transversais na sala de aula acaba sendo a sua principal recomendação, haja visto que a mesma contribui para fomentar o senso crítico do aluno, pois insere-se, de fato, em sua realidade. O presente artigo trata-se de um relato de experiências que visa ampliar o universo linguístico acerca da cultura Nordestina, uma vez que se constitui de uma temática rica que podem ser explorados diversos tipos de linguagens; resgate de brincadeiras, culinária típica e valorização das tradições culturais para que os educandos possam conhecer, incorporar e preservar os saberes culturais dessa região. O miniprojeto foi desenvolvido na turma do 3° ano do ensino médio no turno da noite na EEEFM João Suassuna, na cidade de Catolé do Rocha – PB, que buscou enaltecer a cultura e as tradições nordestinas. Objetivamos reconhecer e valorizar a cultura popular, percebendo as variações linguísticas de vocabulários e refletindo sobre as práticas de xenofobia e de aversão ao nordestino por meio de atividades como: exibição do filme “Cine Holliúdy” de Helder Gomes; explanação das figuras ilustres nordestinas e suas respectivas contribuições para com a literatura; pesquisas sobre a cultura regional: costumes, culinária, folclore, literatura e músicas; e por fim, a produção de textos para elaboração de dissertações-argumentativas.Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) são documentos elaborados para auxiliar os professores na sua maneira de como abordar o assunto em sala de aula. Pa" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "NORDESTE, TRANSVERSALIDADE, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID137_22112017114153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY HERICLES ALMEIDA LOPES" "autor_nome_curto" => "WESLEY LOPES" "autor_email" => "wesley.almeida.lopes@hotm" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39246 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 137 "titulo" => "NORDESTE: CONHECENDO E VALORIZANDO SUA CULTURA" "resumo" => "Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) são documentos elaborados para auxiliar os professores na sua maneira de como abordar o assunto em sala de aula. Partindo do pressuposto de que o professor deve deixar de ser apenas transmissor do conhecimento e passar a focar no processo de aprendizagem do aluno, a utilização de temas transversais na sala de aula acaba sendo a sua principal recomendação, haja visto que a mesma contribui para fomentar o senso crítico do aluno, pois insere-se, de fato, em sua realidade. O presente artigo trata-se de um relato de experiências que visa ampliar o universo linguístico acerca da cultura Nordestina, uma vez que se constitui de uma temática rica que podem ser explorados diversos tipos de linguagens; resgate de brincadeiras, culinária típica e valorização das tradições culturais para que os educandos possam conhecer, incorporar e preservar os saberes culturais dessa região. O miniprojeto foi desenvolvido na turma do 3° ano do ensino médio no turno da noite na EEEFM João Suassuna, na cidade de Catolé do Rocha – PB, que buscou enaltecer a cultura e as tradições nordestinas. Objetivamos reconhecer e valorizar a cultura popular, percebendo as variações linguísticas de vocabulários e refletindo sobre as práticas de xenofobia e de aversão ao nordestino por meio de atividades como: exibição do filme “Cine Holliúdy” de Helder Gomes; explanação das figuras ilustres nordestinas e suas respectivas contribuições para com a literatura; pesquisas sobre a cultura regional: costumes, culinária, folclore, literatura e músicas; e por fim, a produção de textos para elaboração de dissertações-argumentativas.Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) são documentos elaborados para auxiliar os professores na sua maneira de como abordar o assunto em sala de aula. Pa" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "NORDESTE, TRANSVERSALIDADE, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID137_22112017114153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY HERICLES ALMEIDA LOPES" "autor_nome_curto" => "WESLEY LOPES" "autor_email" => "wesley.almeida.lopes@hotm" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) são documentos elaborados para auxiliar os professores na sua maneira de como abordar o assunto em sala de aula. Partindo do pressuposto de que o professor deve deixar de ser apenas transmissor do conhecimento e passar a focar no processo de aprendizagem do aluno, a utilização de temas transversais na sala de aula acaba sendo a sua principal recomendação, haja visto que a mesma contribui para fomentar o senso crítico do aluno, pois insere-se, de fato, em sua realidade. O presente artigo trata-se de um relato de experiências que visa ampliar o universo linguístico acerca da cultura Nordestina, uma vez que se constitui de uma temática rica que podem ser explorados diversos tipos de linguagens; resgate de brincadeiras, culinária típica e valorização das tradições culturais para que os educandos possam conhecer, incorporar e preservar os saberes culturais dessa região. O miniprojeto foi desenvolvido na turma do 3° ano do ensino médio no turno da noite na EEEFM João Suassuna, na cidade de Catolé do Rocha – PB, que buscou enaltecer a cultura e as tradições nordestinas. Objetivamos reconhecer e valorizar a cultura popular, percebendo as variações linguísticas de vocabulários e refletindo sobre as práticas de xenofobia e de aversão ao nordestino por meio de atividades como: exibição do filme “Cine Holliúdy” de Helder Gomes; explanação das figuras ilustres nordestinas e suas respectivas contribuições para com a literatura; pesquisas sobre a cultura regional: costumes, culinária, folclore, literatura e músicas; e por fim, a produção de textos para elaboração de dissertações-argumentativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.