A UTILIZAÇÃO DE JOGO LÚDICO PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA.
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39167 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 254 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGO LÚDICO PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA." "resumo" => "Diante das várias dificuldades para se expor determinados conteúdo da disciplina de química e os vários obstáculos enfrentados pelos professores para despertar o interesse do aluno e desenvolver de forma significativa seu aprendizado, os jogos educacionais se tornam uma ferramenta importante para despertar o interesse do aluno, o ensino aprendizagem, a sua motivação e o interesse para um determinado assunto, além de contribuir para que as aulas se tornem mais dinâmicas. Os jogos permitem uma interação entre o aprender e a diversão. Um assunto que demonstra dificuldades para compreensão e aprendizagem é a tabela periódica, uma ferramenta importante para os químicos, pois esta apresenta uma grande variedade de elementos que apresenta diversas propriedades físicas e químicas. Com isto, convém que o docente busque sempre aproximar a visão microscópica da macroscópica, contextualizando o assunto com o dia a dia do discente. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo educacional, as adivinhas da tabela periódica, com alunos do primeiro ano de uma Escola Estadual de Campina Grande a fim de proporcionar o conhecimento amplo a respeito da tabela periódica ao mesmo tempo desenvolver a competitividade do aluno e o interesse do mesmo para este conteúdo. O jogo foi composto de uma tabela periódica produzida com material em TNT, slides com as dicas e cartas com os elementos da tabela periódica. Conforme os resultados obtidos, foi possível verificar que o uso do jogo de adivinhas apresentou um resultado positivo. Os alunos conseguiram identificar de maneira correta o elemento que correspondia às pistas, alguns até não tiveram tanta dificuldade, ao mesmo tempo em que aprendiam se divertiram e possibilitou uma contextualização da visão microscópica com a macroscópica, além de deixar a aula mais dinâmica e motivar a aprendizagem do aluno" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "JOGOS EDUCACIONAIS, TABELA PERIÓDICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID254_22112017225419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUIELY BALBINO BARROS" "autor_nome_curto" => "JAQUIELY" "autor_email" => "jaquielybarros@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39167 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 254 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGO LÚDICO PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA." "resumo" => "Diante das várias dificuldades para se expor determinados conteúdo da disciplina de química e os vários obstáculos enfrentados pelos professores para despertar o interesse do aluno e desenvolver de forma significativa seu aprendizado, os jogos educacionais se tornam uma ferramenta importante para despertar o interesse do aluno, o ensino aprendizagem, a sua motivação e o interesse para um determinado assunto, além de contribuir para que as aulas se tornem mais dinâmicas. Os jogos permitem uma interação entre o aprender e a diversão. Um assunto que demonstra dificuldades para compreensão e aprendizagem é a tabela periódica, uma ferramenta importante para os químicos, pois esta apresenta uma grande variedade de elementos que apresenta diversas propriedades físicas e químicas. Com isto, convém que o docente busque sempre aproximar a visão microscópica da macroscópica, contextualizando o assunto com o dia a dia do discente. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo educacional, as adivinhas da tabela periódica, com alunos do primeiro ano de uma Escola Estadual de Campina Grande a fim de proporcionar o conhecimento amplo a respeito da tabela periódica ao mesmo tempo desenvolver a competitividade do aluno e o interesse do mesmo para este conteúdo. O jogo foi composto de uma tabela periódica produzida com material em TNT, slides com as dicas e cartas com os elementos da tabela periódica. Conforme os resultados obtidos, foi possível verificar que o uso do jogo de adivinhas apresentou um resultado positivo. Os alunos conseguiram identificar de maneira correta o elemento que correspondia às pistas, alguns até não tiveram tanta dificuldade, ao mesmo tempo em que aprendiam se divertiram e possibilitou uma contextualização da visão microscópica com a macroscópica, além de deixar a aula mais dinâmica e motivar a aprendizagem do aluno" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "JOGOS EDUCACIONAIS, TABELA PERIÓDICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID254_22112017225419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUIELY BALBINO BARROS" "autor_nome_curto" => "JAQUIELY" "autor_email" => "jaquielybarros@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }