Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RPG COMO FERRAMENTA NA LEITURA DE MENINO DE ENGENHO

Palavra-chaves: LITERATURA, ENSINO, RPG Comunicação Oral (CO) GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39328
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 149
    "titulo" => "RPG COMO FERRAMENTA NA LEITURA DE MENINO DE ENGENHO"
    "resumo" => "Um dos maiores desafios na atualidade vêm sendo resgatar o interesse e o estímulo dos jovens na leitura dos clássicos de nossa Literatura Brasileira. Há uma necessidade de estimulá-los para essa prática. Para isso, será necessário o professor encontrar motivações que possa atrair e despertar no aluno o gosto pela leitura, como também interferir de forma consciente na obra. Foi pensando nisso, que optamos por inserir um jogo como RPG na perspectiva de proporcionar aos alunos o contato com os clássicos da literatura brasileira. Através dessa ferramenta despertar o gosto pela leitura e estimular a ação em conjunto e a colaboração em equipe, como também reatualização dos clássicos de forma mais prazerosa. As atividades foram divididas em três etapas a saber: funcionamento do RPG, leitura do livro em questão e a última foi o jogo com os principais personagens do livro escolhidos pelos alunos. Utilizamos como aporte teórico Calvino (1993), Antônio Cândido (2006), Graça Paulino (2004), Rildo Cosson (2007) Pavão (2000) entre outros tais como, José Lins (2001) Marisa Lajolo (2002), Klimick (1992)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ENSINO, RPG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID149_28112017125027.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS DORES JUSTO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "dora.justo@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39328
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 149
    "titulo" => "RPG COMO FERRAMENTA NA LEITURA DE MENINO DE ENGENHO"
    "resumo" => "Um dos maiores desafios na atualidade vêm sendo resgatar o interesse e o estímulo dos jovens na leitura dos clássicos de nossa Literatura Brasileira. Há uma necessidade de estimulá-los para essa prática. Para isso, será necessário o professor encontrar motivações que possa atrair e despertar no aluno o gosto pela leitura, como também interferir de forma consciente na obra. Foi pensando nisso, que optamos por inserir um jogo como RPG na perspectiva de proporcionar aos alunos o contato com os clássicos da literatura brasileira. Através dessa ferramenta despertar o gosto pela leitura e estimular a ação em conjunto e a colaboração em equipe, como também reatualização dos clássicos de forma mais prazerosa. As atividades foram divididas em três etapas a saber: funcionamento do RPG, leitura do livro em questão e a última foi o jogo com os principais personagens do livro escolhidos pelos alunos. Utilizamos como aporte teórico Calvino (1993), Antônio Cândido (2006), Graça Paulino (2004), Rildo Cosson (2007) Pavão (2000) entre outros tais como, José Lins (2001) Marisa Lajolo (2002), Klimick (1992)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ENSINO, RPG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID149_28112017125027.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS DORES JUSTO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "dora.justo@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Um dos maiores desafios na atualidade vêm sendo resgatar o interesse e o estímulo dos jovens na leitura dos clássicos de nossa Literatura Brasileira. Há uma necessidade de estimulá-los para essa prática. Para isso, será necessário o professor encontrar motivações que possa atrair e despertar no aluno o gosto pela leitura, como também interferir de forma consciente na obra. Foi pensando nisso, que optamos por inserir um jogo como RPG na perspectiva de proporcionar aos alunos o contato com os clássicos da literatura brasileira. Através dessa ferramenta despertar o gosto pela leitura e estimular a ação em conjunto e a colaboração em equipe, como também reatualização dos clássicos de forma mais prazerosa. As atividades foram divididas em três etapas a saber: funcionamento do RPG, leitura do livro em questão e a última foi o jogo com os principais personagens do livro escolhidos pelos alunos. Utilizamos como aporte teórico Calvino (1993), Antônio Cândido (2006), Graça Paulino (2004), Rildo Cosson (2007) Pavão (2000) entre outros tais como, José Lins (2001) Marisa Lajolo (2002), Klimick (1992).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.