Um dos maiores desafios na atualidade vêm sendo resgatar o interesse e o estímulo dos jovens na leitura dos clássicos de nossa Literatura Brasileira. Há uma necessidade de estimulá-los para essa prática. Para isso, será necessário o professor encontrar motivações que possa atrair e despertar no aluno o gosto pela leitura, como também interferir de forma consciente na obra. Foi pensando nisso, que optamos por inserir um jogo como RPG na perspectiva de proporcionar aos alunos o contato com os clássicos da literatura brasileira. Através dessa ferramenta despertar o gosto pela leitura e estimular a ação em conjunto e a colaboração em equipe, como também reatualização dos clássicos de forma mais prazerosa. As atividades foram divididas em três etapas a saber: funcionamento do RPG, leitura do livro em questão e a última foi o jogo com os principais personagens do livro escolhidos pelos alunos. Utilizamos como aporte teórico Calvino (1993), Antônio Cândido (2006), Graça Paulino (2004), Rildo Cosson (2007) Pavão (2000) entre outros tais como, José Lins (2001) Marisa Lajolo (2002), Klimick (1992).