“O QUE É STAND BY? O USO CONSCIENTE DOS ELETRODOMÉSTICOS”: UMA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39128 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 17 "titulo" => "“O QUE É STAND BY? O USO CONSCIENTE DOS ELETRODOMÉSTICOS”: UMA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência vivenciada numa escola municipal, localizada na cidade de Campina Grande – PB, cujo público alvo foi alunos do 9º ano da modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA). A experiência consistiu na utilização de atividades práticas ou oficinas como alternativa para o ensino de ciência na EJA. As atividades práticas ou oficinas podem ser consideradas um método eficiente no processo de ensino-aprendizagem, pois valoriza a construção do conhecimento, baseadas em situações dinâmicas do dia a dia, onde há uma correlação envolvida entre a prática e a teoria. Para a execução dessas práticas, é necessário considerar o cotidiano dos estudantes, na escolha do tema a ser trabalhado. Nesta perspectiva, desenvolveu-se uma sequência didática titulada por “O Que e Stand by? O Uso Consciente dos Eletrodomésticos”, que fora elaborada com o intuito de conscientizar o consumo de energia elétrica nos aparelhos que consomem em modo stand by, além disso, fizemos leituras complementares a fim de enriquecer a pesquisa. A meta principal desta atividade consistia na conscientização para o uso racional da energia elétrica, e na antevisão na hora de comprar o eletrodoméstico correto, fazendo assim com que os educandos economizem a energia e aprendam uma forma adequada de utilizá-la." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, TEORIA E PRÁTICA, ENERGIA ELÉTRICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA13_ID17_21112017224758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID HELOISA GUIMARÃES FIDELIS" "autor_nome_curto" => "INGRID GUIMARÃES" "autor_email" => "ingrid.fisica@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39128 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 17 "titulo" => "“O QUE É STAND BY? O USO CONSCIENTE DOS ELETRODOMÉSTICOS”: UMA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência vivenciada numa escola municipal, localizada na cidade de Campina Grande – PB, cujo público alvo foi alunos do 9º ano da modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA). A experiência consistiu na utilização de atividades práticas ou oficinas como alternativa para o ensino de ciência na EJA. As atividades práticas ou oficinas podem ser consideradas um método eficiente no processo de ensino-aprendizagem, pois valoriza a construção do conhecimento, baseadas em situações dinâmicas do dia a dia, onde há uma correlação envolvida entre a prática e a teoria. Para a execução dessas práticas, é necessário considerar o cotidiano dos estudantes, na escolha do tema a ser trabalhado. Nesta perspectiva, desenvolveu-se uma sequência didática titulada por “O Que e Stand by? O Uso Consciente dos Eletrodomésticos”, que fora elaborada com o intuito de conscientizar o consumo de energia elétrica nos aparelhos que consomem em modo stand by, além disso, fizemos leituras complementares a fim de enriquecer a pesquisa. A meta principal desta atividade consistia na conscientização para o uso racional da energia elétrica, e na antevisão na hora de comprar o eletrodoméstico correto, fazendo assim com que os educandos economizem a energia e aprendam uma forma adequada de utilizá-la." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, TEORIA E PRÁTICA, ENERGIA ELÉTRICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA13_ID17_21112017224758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID HELOISA GUIMARÃES FIDELIS" "autor_nome_curto" => "INGRID GUIMARÃES" "autor_email" => "ingrid.fisica@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }