Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA ENQUANTO FILÓSOFO

Palavra-chaves: ENSINO DE FILOSOFIA, FILOSOFAR, PRÁTICA DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39266
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 43
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA ENQUANTO FILÓSOFO"
    "resumo" => "Com a perspectiva de aborda o professor-filósofo, e como o mesmo se edifica na sua forma de lecionar, o trabalho propõe o tratamento do ensino de filosofia e do desenvolvimento da atividade filosófica mediante os alunos, o filosofar partindo do professor e sendo chave de acesso para um ensino frutífero ante o alunado. O artigo pretende apontar mecanismos para que o ensino de filosofia seja realmente produtivo no que se refere ao aprendizado dos alunos, o filosofar e como instigar os alunos a atingirem essa atividade vem como esboço central do estudo, retratando ainda a dificuldade que o professor encontra em atuar como filósofo em sala de aula, tentando romper essas barreiras o professor procura mecanismo para que os alunos filosofem, o processo de desconstrução é trazido junto a realidade que o aluno encontra-se inserido, a aproximação do conteúdo de aula com as experiências que o aluno enfrenta são contundentes para o processo de construção do aprendizado e da atividade crítica, a missão não é fácil de estabelecer um contato entre realidade do aluno e condição com que o conteúdo deve ser repassado, recursos não filosóficos tem que serem colocados como forma para que o aluno agregue esse conhecimento, a aproximação do conhecimento como ponto chave para a transmissão de forma compreensível e que motive o aluno a trilhar por esse caminho fértil que é o conhecimento, em linhas gerais será tratado de pontos que dêem acesso ao professor se comportar como filósofo no ambiente de sala de aula e que instigue junto ao seu alunado tal atividade de pensamento que a filosofia propõe."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FILOSOFIA, FILOSOFAR, PRÁTICA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA3_ID43_22112017171658.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ FERREIRA DE LIMA NETO"
    "autor_nome_curto" => "NETO FERREIRA"
    "autor_email" => "netoferreira432@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39266
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 43
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA ENQUANTO FILÓSOFO"
    "resumo" => "Com a perspectiva de aborda o professor-filósofo, e como o mesmo se edifica na sua forma de lecionar, o trabalho propõe o tratamento do ensino de filosofia e do desenvolvimento da atividade filosófica mediante os alunos, o filosofar partindo do professor e sendo chave de acesso para um ensino frutífero ante o alunado. O artigo pretende apontar mecanismos para que o ensino de filosofia seja realmente produtivo no que se refere ao aprendizado dos alunos, o filosofar e como instigar os alunos a atingirem essa atividade vem como esboço central do estudo, retratando ainda a dificuldade que o professor encontra em atuar como filósofo em sala de aula, tentando romper essas barreiras o professor procura mecanismo para que os alunos filosofem, o processo de desconstrução é trazido junto a realidade que o aluno encontra-se inserido, a aproximação do conteúdo de aula com as experiências que o aluno enfrenta são contundentes para o processo de construção do aprendizado e da atividade crítica, a missão não é fácil de estabelecer um contato entre realidade do aluno e condição com que o conteúdo deve ser repassado, recursos não filosóficos tem que serem colocados como forma para que o aluno agregue esse conhecimento, a aproximação do conhecimento como ponto chave para a transmissão de forma compreensível e que motive o aluno a trilhar por esse caminho fértil que é o conhecimento, em linhas gerais será tratado de pontos que dêem acesso ao professor se comportar como filósofo no ambiente de sala de aula e que instigue junto ao seu alunado tal atividade de pensamento que a filosofia propõe."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FILOSOFIA, FILOSOFAR, PRÁTICA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA3_ID43_22112017171658.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ FERREIRA DE LIMA NETO"
    "autor_nome_curto" => "NETO FERREIRA"
    "autor_email" => "netoferreira432@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Com a perspectiva de aborda o professor-filósofo, e como o mesmo se edifica na sua forma de lecionar, o trabalho propõe o tratamento do ensino de filosofia e do desenvolvimento da atividade filosófica mediante os alunos, o filosofar partindo do professor e sendo chave de acesso para um ensino frutífero ante o alunado. O artigo pretende apontar mecanismos para que o ensino de filosofia seja realmente produtivo no que se refere ao aprendizado dos alunos, o filosofar e como instigar os alunos a atingirem essa atividade vem como esboço central do estudo, retratando ainda a dificuldade que o professor encontra em atuar como filósofo em sala de aula, tentando romper essas barreiras o professor procura mecanismo para que os alunos filosofem, o processo de desconstrução é trazido junto a realidade que o aluno encontra-se inserido, a aproximação do conteúdo de aula com as experiências que o aluno enfrenta são contundentes para o processo de construção do aprendizado e da atividade crítica, a missão não é fácil de estabelecer um contato entre realidade do aluno e condição com que o conteúdo deve ser repassado, recursos não filosóficos tem que serem colocados como forma para que o aluno agregue esse conhecimento, a aproximação do conhecimento como ponto chave para a transmissão de forma compreensível e que motive o aluno a trilhar por esse caminho fértil que é o conhecimento, em linhas gerais será tratado de pontos que dêem acesso ao professor se comportar como filósofo no ambiente de sala de aula e que instigue junto ao seu alunado tal atividade de pensamento que a filosofia propõe.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.