O PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA ENQUANTO FILÓSOFO
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39266 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 43 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA ENQUANTO FILÓSOFO" "resumo" => "Com a perspectiva de aborda o professor-filósofo, e como o mesmo se edifica na sua forma de lecionar, o trabalho propõe o tratamento do ensino de filosofia e do desenvolvimento da atividade filosófica mediante os alunos, o filosofar partindo do professor e sendo chave de acesso para um ensino frutífero ante o alunado. O artigo pretende apontar mecanismos para que o ensino de filosofia seja realmente produtivo no que se refere ao aprendizado dos alunos, o filosofar e como instigar os alunos a atingirem essa atividade vem como esboço central do estudo, retratando ainda a dificuldade que o professor encontra em atuar como filósofo em sala de aula, tentando romper essas barreiras o professor procura mecanismo para que os alunos filosofem, o processo de desconstrução é trazido junto a realidade que o aluno encontra-se inserido, a aproximação do conteúdo de aula com as experiências que o aluno enfrenta são contundentes para o processo de construção do aprendizado e da atividade crítica, a missão não é fácil de estabelecer um contato entre realidade do aluno e condição com que o conteúdo deve ser repassado, recursos não filosóficos tem que serem colocados como forma para que o aluno agregue esse conhecimento, a aproximação do conhecimento como ponto chave para a transmissão de forma compreensível e que motive o aluno a trilhar por esse caminho fértil que é o conhecimento, em linhas gerais será tratado de pontos que dêem acesso ao professor se comportar como filósofo no ambiente de sala de aula e que instigue junto ao seu alunado tal atividade de pensamento que a filosofia propõe." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "ENSINO DE FILOSOFIA, FILOSOFAR, PRÁTICA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA3_ID43_22112017171658.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ FERREIRA DE LIMA NETO" "autor_nome_curto" => "NETO FERREIRA" "autor_email" => "netoferreira432@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39266 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 43 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA ENQUANTO FILÓSOFO" "resumo" => "Com a perspectiva de aborda o professor-filósofo, e como o mesmo se edifica na sua forma de lecionar, o trabalho propõe o tratamento do ensino de filosofia e do desenvolvimento da atividade filosófica mediante os alunos, o filosofar partindo do professor e sendo chave de acesso para um ensino frutífero ante o alunado. O artigo pretende apontar mecanismos para que o ensino de filosofia seja realmente produtivo no que se refere ao aprendizado dos alunos, o filosofar e como instigar os alunos a atingirem essa atividade vem como esboço central do estudo, retratando ainda a dificuldade que o professor encontra em atuar como filósofo em sala de aula, tentando romper essas barreiras o professor procura mecanismo para que os alunos filosofem, o processo de desconstrução é trazido junto a realidade que o aluno encontra-se inserido, a aproximação do conteúdo de aula com as experiências que o aluno enfrenta são contundentes para o processo de construção do aprendizado e da atividade crítica, a missão não é fácil de estabelecer um contato entre realidade do aluno e condição com que o conteúdo deve ser repassado, recursos não filosóficos tem que serem colocados como forma para que o aluno agregue esse conhecimento, a aproximação do conhecimento como ponto chave para a transmissão de forma compreensível e que motive o aluno a trilhar por esse caminho fértil que é o conhecimento, em linhas gerais será tratado de pontos que dêem acesso ao professor se comportar como filósofo no ambiente de sala de aula e que instigue junto ao seu alunado tal atividade de pensamento que a filosofia propõe." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "ENSINO DE FILOSOFIA, FILOSOFAR, PRÁTICA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA3_ID43_22112017171658.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ FERREIRA DE LIMA NETO" "autor_nome_curto" => "NETO FERREIRA" "autor_email" => "netoferreira432@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }