A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39145 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 176 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a linguagem oral e escrita das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando a narrativa como tipologia textual com enfoque nos contos. Como objetivo buscamos desenvolver no aluno atividades prazerosas que estimulem o mesmo ao hábito de ler e escrever, como forma de entretenimento, comunicação, aquisição de valores e ensino-aprendizagem. Além de pesquisas bibliográficas, para a realização deste trabalho, foram levadas em consideração as experiências obtidas durante os períodos 2017.1 e 2017.2, referentes a execução de Projetos no PIBID/UEPB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Desemb. Pedro Bandeira, Guarabira – PB. Autores e documentos consultados FREIRE (1997, 1998), SEVERINO (1994), CAZDEN (1987), dentre outros e os PCN’s (1997, 1998) e os Direitos de Aprendizagem. Buscamos com esse trabalho, desenvolver não apenas a “leitura e escrita”, mas todas as leituras e escritas que se apresentam ao logo de nosso dia-a-dia a fim de mostrar aos educandos que a leitura não é apenas uma tarefa escolar, mas sim um hábito diário e prazeroso. Dessa forma, o contato sistêmico da criança com variados gêneros textual, bem como com uma proposta pedagógica que considere o contexto social da criança como um momento de construção de habilidades e estratégias, possibilitará avanços positivos no processo de desenvolvimento da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, LEITURA, IMPORTÂNCIA DA LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID176_24112017130914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIAN EDUARDO CAMPOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN EDUARDO" "autor_email" => "potiguara1992@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39145 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 176 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a linguagem oral e escrita das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando a narrativa como tipologia textual com enfoque nos contos. Como objetivo buscamos desenvolver no aluno atividades prazerosas que estimulem o mesmo ao hábito de ler e escrever, como forma de entretenimento, comunicação, aquisição de valores e ensino-aprendizagem. Além de pesquisas bibliográficas, para a realização deste trabalho, foram levadas em consideração as experiências obtidas durante os períodos 2017.1 e 2017.2, referentes a execução de Projetos no PIBID/UEPB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Desemb. Pedro Bandeira, Guarabira – PB. Autores e documentos consultados FREIRE (1997, 1998), SEVERINO (1994), CAZDEN (1987), dentre outros e os PCN’s (1997, 1998) e os Direitos de Aprendizagem. Buscamos com esse trabalho, desenvolver não apenas a “leitura e escrita”, mas todas as leituras e escritas que se apresentam ao logo de nosso dia-a-dia a fim de mostrar aos educandos que a leitura não é apenas uma tarefa escolar, mas sim um hábito diário e prazeroso. Dessa forma, o contato sistêmico da criança com variados gêneros textual, bem como com uma proposta pedagógica que considere o contexto social da criança como um momento de construção de habilidades e estratégias, possibilitará avanços positivos no processo de desenvolvimento da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, LEITURA, IMPORTÂNCIA DA LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID176_24112017130914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIAN EDUARDO CAMPOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN EDUARDO" "autor_email" => "potiguara1992@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }