BURNOUT: UMA REFLEXÃO SOBRE SAÚDE E PRÁTICA DOCENTE
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39187 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "BURNOUT: UMA REFLEXÃO SOBRE SAÚDE E PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A atividade docente está permeada por diversos desafios e além de estar imersa num contexto plural, tem o seu processo de trabalho cada vez mais intensificado pelas exigências do mercado, pela desvalorização da educação, a precarização das condições de trabalho, tendo o professor que lidar no seu dia a dia com as mais diversas situações, cobranças e realidades. No exercício profissional da atividade docente são perceptíveis diversos estressores psicossociais, referentes à natureza de suas funções, já outros relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas. Em consequência desses fatores, esses docentes estão sujeitos a enfrentar uma síndrome cada vez mais comum na sua profissão, a Síndrome de Burnout, que se caracteriza por um estado de tensão emocional e estresse crônico, resultante de condições de trabalho físico, emocional e psicológico desgastantes. A Síndrome de Burnout é um tipo particular de estresse, que influencia diretamente na qualidade de vida e de trabalho dos professores. Suas principais características são o esgotamento físico e emocional, consequências de desgaste psicológico e físico, provocados por condições e/ou situações percebidas como desagradáveis e desmotivadoras no ambiente laboral, podendo atrapalhar assim sua prática pedagógica. Muitos sintomas podem ser desencadeados a partir da síndrome, tais como: irritabilidade, perda momentânea da memória, sensação de cansaço e fadiga, insônia, desânimo para enfrentar sua rotina de trabalho podendo chegar a uma depressão profunda. O presente artigo pretende discutir as causas e consequências de Burnout, a partir de um estudo de caso. A metodologia é de caráter qualitativo, com base em entrevista semiestruturada realizada com uma professora do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande-PB. Os resultados apontam danos que essa síndrome traz não apenas ao docente, mas também aos alunos e consequentemente a toda educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "SÍNDROME DE BURNOUT, PROFESSORES, EDUCAÇÃO, ESGOTAMENTO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA11_ID465_26112017190103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA KELLY PEREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DÉBORA KELLY" "autor_email" => "debinha081@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39187 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "BURNOUT: UMA REFLEXÃO SOBRE SAÚDE E PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A atividade docente está permeada por diversos desafios e além de estar imersa num contexto plural, tem o seu processo de trabalho cada vez mais intensificado pelas exigências do mercado, pela desvalorização da educação, a precarização das condições de trabalho, tendo o professor que lidar no seu dia a dia com as mais diversas situações, cobranças e realidades. No exercício profissional da atividade docente são perceptíveis diversos estressores psicossociais, referentes à natureza de suas funções, já outros relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas. Em consequência desses fatores, esses docentes estão sujeitos a enfrentar uma síndrome cada vez mais comum na sua profissão, a Síndrome de Burnout, que se caracteriza por um estado de tensão emocional e estresse crônico, resultante de condições de trabalho físico, emocional e psicológico desgastantes. A Síndrome de Burnout é um tipo particular de estresse, que influencia diretamente na qualidade de vida e de trabalho dos professores. Suas principais características são o esgotamento físico e emocional, consequências de desgaste psicológico e físico, provocados por condições e/ou situações percebidas como desagradáveis e desmotivadoras no ambiente laboral, podendo atrapalhar assim sua prática pedagógica. Muitos sintomas podem ser desencadeados a partir da síndrome, tais como: irritabilidade, perda momentânea da memória, sensação de cansaço e fadiga, insônia, desânimo para enfrentar sua rotina de trabalho podendo chegar a uma depressão profunda. O presente artigo pretende discutir as causas e consequências de Burnout, a partir de um estudo de caso. A metodologia é de caráter qualitativo, com base em entrevista semiestruturada realizada com uma professora do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande-PB. Os resultados apontam danos que essa síndrome traz não apenas ao docente, mas também aos alunos e consequentemente a toda educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "SÍNDROME DE BURNOUT, PROFESSORES, EDUCAÇÃO, ESGOTAMENTO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA11_ID465_26112017190103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA KELLY PEREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DÉBORA KELLY" "autor_email" => "debinha081@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }