A sala de aula revela-se como espaço de diálogo certeiro entre a vida cotidiana e o saber científico. Nesse espaço é possível iniciar, ampliar e fomentar a formação humana, tanto no que tange ao saber transformado em técnica estática, quanto ao domínio da esfera social (huminizante) dessa formação. Diante dessa concepção do espaço de sala de aula, o PIBID – Língua Portuguesa do CAMPUS IV da UEPB localizado na cidade de Catolé do Rocha/PB intervém nas salas de aula do ensino médio propondo sempre a perspectiva da formação humana atrelada à formação linguística. Por isso, o presente artigo tem por objetivo relatar uma sequência didática desenvolvida em uma turma de 2ª série do Ensino Médio na E.E.E.M. Obdúlia Dantas no ano de 2016. Essa sequência didática foi elaborada e executada tendo como norte a perspectiva transversal, e para atender a isso se levou em consideração a temática da identidade como norte do projeto. No que tange à metodologia, o presente relato atrela-se à pesquisa de campo e relatorial, como artefato documental de uma experiência docente. Além disso, no que se refere ao aporte teórico, buscou-se essencialmente nas contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Médio – PCN’S (2000), bem como em Hall (2005), Travaglia (2005) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Percebeu-se, com a execução das atividades pensadas para a sequência didática com duração de 14 aulas distribuídas em sete semanas letivas do primeiro semestre de 2016, que a formação linguística, identitária e social dos alunos pode ser ampliada com práticas de produção de textos orais e escritos nos diversos suportes em que a linguagem se revela.