Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

IDENTIDADE: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, IDENTIDADE, ENSINO, COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS, COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS Comunicação Oral (CO) GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39235
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 327
    "titulo" => "IDENTIDADE: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "A sala de aula revela-se como espaço de diálogo certeiro entre a vida cotidiana e o saber científico. Nesse espaço é possível iniciar, ampliar e fomentar a formação humana, tanto no que tange ao saber transformado em técnica estática, quanto ao domínio da esfera social (huminizante) dessa formação. Diante dessa concepção do espaço de sala de aula, o PIBID – Língua Portuguesa do CAMPUS IV da UEPB localizado na cidade de Catolé do Rocha/PB intervém nas salas de aula do ensino médio propondo sempre a perspectiva da formação humana atrelada à formação linguística. Por isso, o presente artigo tem por objetivo relatar uma sequência didática desenvolvida em uma turma de 2ª série do Ensino Médio na E.E.E.M. Obdúlia Dantas no ano de 2016. Essa sequência didática foi elaborada e executada tendo como norte a perspectiva transversal, e para atender a isso se levou em consideração a temática da identidade como norte do projeto. No que tange à metodologia, o presente relato atrela-se à pesquisa de campo e relatorial, como artefato documental de uma experiência docente. Além disso, no que se refere ao aporte teórico, buscou-se essencialmente nas contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Médio – PCN’S (2000), bem como em Hall (2005), Travaglia (2005) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Percebeu-se, com a execução das atividades pensadas para a sequência didática com duração de 14 aulas distribuídas em sete semanas letivas do primeiro semestre de 2016, que a formação linguística, identitária e social dos alunos pode ser ampliada com práticas de produção de textos orais e escritos nos diversos suportes  em que a linguagem se revela."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, IDENTIDADE, ENSINO, COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS, COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID327_22112017200949.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZAÍAS SERAFIM DE LIMA NETO"
    "autor_nome_curto" => "IZAÍAS SERAFIM NETO"
    "autor_email" => "izaiasserafimneto@outlook"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39235
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 327
    "titulo" => "IDENTIDADE: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "A sala de aula revela-se como espaço de diálogo certeiro entre a vida cotidiana e o saber científico. Nesse espaço é possível iniciar, ampliar e fomentar a formação humana, tanto no que tange ao saber transformado em técnica estática, quanto ao domínio da esfera social (huminizante) dessa formação. Diante dessa concepção do espaço de sala de aula, o PIBID – Língua Portuguesa do CAMPUS IV da UEPB localizado na cidade de Catolé do Rocha/PB intervém nas salas de aula do ensino médio propondo sempre a perspectiva da formação humana atrelada à formação linguística. Por isso, o presente artigo tem por objetivo relatar uma sequência didática desenvolvida em uma turma de 2ª série do Ensino Médio na E.E.E.M. Obdúlia Dantas no ano de 2016. Essa sequência didática foi elaborada e executada tendo como norte a perspectiva transversal, e para atender a isso se levou em consideração a temática da identidade como norte do projeto. No que tange à metodologia, o presente relato atrela-se à pesquisa de campo e relatorial, como artefato documental de uma experiência docente. Além disso, no que se refere ao aporte teórico, buscou-se essencialmente nas contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Médio – PCN’S (2000), bem como em Hall (2005), Travaglia (2005) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Percebeu-se, com a execução das atividades pensadas para a sequência didática com duração de 14 aulas distribuídas em sete semanas letivas do primeiro semestre de 2016, que a formação linguística, identitária e social dos alunos pode ser ampliada com práticas de produção de textos orais e escritos nos diversos suportes  em que a linguagem se revela."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, IDENTIDADE, ENSINO, COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS, COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID327_22112017200949.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZAÍAS SERAFIM DE LIMA NETO"
    "autor_nome_curto" => "IZAÍAS SERAFIM NETO"
    "autor_email" => "izaiasserafimneto@outlook"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

A sala de aula revela-se como espaço de diálogo certeiro entre a vida cotidiana e o saber científico. Nesse espaço é possível iniciar, ampliar e fomentar a formação humana, tanto no que tange ao saber transformado em técnica estática, quanto ao domínio da esfera social (huminizante) dessa formação. Diante dessa concepção do espaço de sala de aula, o PIBID – Língua Portuguesa do CAMPUS IV da UEPB localizado na cidade de Catolé do Rocha/PB intervém nas salas de aula do ensino médio propondo sempre a perspectiva da formação humana atrelada à formação linguística. Por isso, o presente artigo tem por objetivo relatar uma sequência didática desenvolvida em uma turma de 2ª série do Ensino Médio na E.E.E.M. Obdúlia Dantas no ano de 2016. Essa sequência didática foi elaborada e executada tendo como norte a perspectiva transversal, e para atender a isso se levou em consideração a temática da identidade como norte do projeto. No que tange à metodologia, o presente relato atrela-se à pesquisa de campo e relatorial, como artefato documental de uma experiência docente. Além disso, no que se refere ao aporte teórico, buscou-se essencialmente nas contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Médio – PCN’S (2000), bem como em Hall (2005), Travaglia (2005) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Percebeu-se, com a execução das atividades pensadas para a sequência didática com duração de 14 aulas distribuídas em sete semanas letivas do primeiro semestre de 2016, que a formação linguística, identitária e social dos alunos pode ser ampliada com práticas de produção de textos orais e escritos nos diversos suportes em que a linguagem se revela.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.