Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO DE BIOLOGIA E ALIMENTAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS

Palavra-chaves: SISTEMA DIGESTÓRIO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA Comunicação Oral (CO) GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39212
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 284
    "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA E ALIMENTAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS"
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo contribuir no desenvolvimento de uma vida saudável a partir do ensino de biologia no contexto do funcionamento do sistema digestório com adolescentes do 3° ano A do ensino médio da Escola Estadual Solon de Lucena no município de Campina Grande-PB o crescente aumento de alimentações desequilibradas é comprovação cotidiana de variados estudos e a escola tem o dever de estender-se a ações preventivas, no caso da alimentação se faz necessário um projeto de educação continua através de intervenções em sala de aula abordando os diferentes âmbitos com  perspectivas de discutir a temática no ambiente escolar e realizar uma investigação dos hábitos alimentares dos alunos. Este trabalho propôs estimular discussões sobre a função que o sistema digestório exerce e o equilíbrio do mesmo associado a uma boa alimentação, e analisar o nível de entendimento dos alunos no tocante dessa questão e discutir sobre a função da escola diante da execução de trabalhos de conscientização. Foi executada uma abordagem sobre o que os jovens estão consumindo e as alterações fisiológicas ocasionadas objetivando a conscientização. Foram promovidas palestras e discussões em sala de aula baseadas no compartilhamento das opiniões mostrando que a prática de uma alimentação saudável esta propriamente associada à saúde e a qualidade de vida, e ações de prevenção cooperam para construção de hábitos saudáveis e a escola assume numerosa influencia na vida dos adolescentes se tornando um ambiente ideal para promover ações de saúde e desenvolvimento de uma boa alimentação. A educação apresenta grande importância como processo de transformação social e sua relação com a área de saúde é fundamental podendo proporcionar mudanças de comportamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "SISTEMA DIGESTÓRIO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA1_ID284_29112017185121.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA CAVALCANTE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "cavalcante.camila88@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39212
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 284
    "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA E ALIMENTAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS"
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo contribuir no desenvolvimento de uma vida saudável a partir do ensino de biologia no contexto do funcionamento do sistema digestório com adolescentes do 3° ano A do ensino médio da Escola Estadual Solon de Lucena no município de Campina Grande-PB o crescente aumento de alimentações desequilibradas é comprovação cotidiana de variados estudos e a escola tem o dever de estender-se a ações preventivas, no caso da alimentação se faz necessário um projeto de educação continua através de intervenções em sala de aula abordando os diferentes âmbitos com  perspectivas de discutir a temática no ambiente escolar e realizar uma investigação dos hábitos alimentares dos alunos. Este trabalho propôs estimular discussões sobre a função que o sistema digestório exerce e o equilíbrio do mesmo associado a uma boa alimentação, e analisar o nível de entendimento dos alunos no tocante dessa questão e discutir sobre a função da escola diante da execução de trabalhos de conscientização. Foi executada uma abordagem sobre o que os jovens estão consumindo e as alterações fisiológicas ocasionadas objetivando a conscientização. Foram promovidas palestras e discussões em sala de aula baseadas no compartilhamento das opiniões mostrando que a prática de uma alimentação saudável esta propriamente associada à saúde e a qualidade de vida, e ações de prevenção cooperam para construção de hábitos saudáveis e a escola assume numerosa influencia na vida dos adolescentes se tornando um ambiente ideal para promover ações de saúde e desenvolvimento de uma boa alimentação. A educação apresenta grande importância como processo de transformação social e sua relação com a área de saúde é fundamental podendo proporcionar mudanças de comportamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "SISTEMA DIGESTÓRIO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA1_ID284_29112017185121.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA CAVALCANTE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "cavalcante.camila88@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo teve como objetivo contribuir no desenvolvimento de uma vida saudável a partir do ensino de biologia no contexto do funcionamento do sistema digestório com adolescentes do 3° ano A do ensino médio da Escola Estadual Solon de Lucena no município de Campina Grande-PB o crescente aumento de alimentações desequilibradas é comprovação cotidiana de variados estudos e a escola tem o dever de estender-se a ações preventivas, no caso da alimentação se faz necessário um projeto de educação continua através de intervenções em sala de aula abordando os diferentes âmbitos com perspectivas de discutir a temática no ambiente escolar e realizar uma investigação dos hábitos alimentares dos alunos. Este trabalho propôs estimular discussões sobre a função que o sistema digestório exerce e o equilíbrio do mesmo associado a uma boa alimentação, e analisar o nível de entendimento dos alunos no tocante dessa questão e discutir sobre a função da escola diante da execução de trabalhos de conscientização. Foi executada uma abordagem sobre o que os jovens estão consumindo e as alterações fisiológicas ocasionadas objetivando a conscientização. Foram promovidas palestras e discussões em sala de aula baseadas no compartilhamento das opiniões mostrando que a prática de uma alimentação saudável esta propriamente associada à saúde e a qualidade de vida, e ações de prevenção cooperam para construção de hábitos saudáveis e a escola assume numerosa influencia na vida dos adolescentes se tornando um ambiente ideal para promover ações de saúde e desenvolvimento de uma boa alimentação. A educação apresenta grande importância como processo de transformação social e sua relação com a área de saúde é fundamental podendo proporcionar mudanças de comportamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Osvaldo Pano

    Gostei do artigo. e gostaria que me sugerem mais artigos relacionados com o tema.

    02/12/2022 09:21:03

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.