ENSINO DE BIOLOGIA E ALIMENTAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39212 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 284 "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA E ALIMENTAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo contribuir no desenvolvimento de uma vida saudável a partir do ensino de biologia no contexto do funcionamento do sistema digestório com adolescentes do 3° ano A do ensino médio da Escola Estadual Solon de Lucena no município de Campina Grande-PB o crescente aumento de alimentações desequilibradas é comprovação cotidiana de variados estudos e a escola tem o dever de estender-se a ações preventivas, no caso da alimentação se faz necessário um projeto de educação continua através de intervenções em sala de aula abordando os diferentes âmbitos com perspectivas de discutir a temática no ambiente escolar e realizar uma investigação dos hábitos alimentares dos alunos. Este trabalho propôs estimular discussões sobre a função que o sistema digestório exerce e o equilíbrio do mesmo associado a uma boa alimentação, e analisar o nível de entendimento dos alunos no tocante dessa questão e discutir sobre a função da escola diante da execução de trabalhos de conscientização. Foi executada uma abordagem sobre o que os jovens estão consumindo e as alterações fisiológicas ocasionadas objetivando a conscientização. Foram promovidas palestras e discussões em sala de aula baseadas no compartilhamento das opiniões mostrando que a prática de uma alimentação saudável esta propriamente associada à saúde e a qualidade de vida, e ações de prevenção cooperam para construção de hábitos saudáveis e a escola assume numerosa influencia na vida dos adolescentes se tornando um ambiente ideal para promover ações de saúde e desenvolvimento de uma boa alimentação. A educação apresenta grande importância como processo de transformação social e sua relação com a área de saúde é fundamental podendo proporcionar mudanças de comportamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "SISTEMA DIGESTÓRIO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA1_ID284_29112017185121.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA CAVALCANTE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "cavalcante.camila88@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39212 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 284 "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA E ALIMENTAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo contribuir no desenvolvimento de uma vida saudável a partir do ensino de biologia no contexto do funcionamento do sistema digestório com adolescentes do 3° ano A do ensino médio da Escola Estadual Solon de Lucena no município de Campina Grande-PB o crescente aumento de alimentações desequilibradas é comprovação cotidiana de variados estudos e a escola tem o dever de estender-se a ações preventivas, no caso da alimentação se faz necessário um projeto de educação continua através de intervenções em sala de aula abordando os diferentes âmbitos com perspectivas de discutir a temática no ambiente escolar e realizar uma investigação dos hábitos alimentares dos alunos. Este trabalho propôs estimular discussões sobre a função que o sistema digestório exerce e o equilíbrio do mesmo associado a uma boa alimentação, e analisar o nível de entendimento dos alunos no tocante dessa questão e discutir sobre a função da escola diante da execução de trabalhos de conscientização. Foi executada uma abordagem sobre o que os jovens estão consumindo e as alterações fisiológicas ocasionadas objetivando a conscientização. Foram promovidas palestras e discussões em sala de aula baseadas no compartilhamento das opiniões mostrando que a prática de uma alimentação saudável esta propriamente associada à saúde e a qualidade de vida, e ações de prevenção cooperam para construção de hábitos saudáveis e a escola assume numerosa influencia na vida dos adolescentes se tornando um ambiente ideal para promover ações de saúde e desenvolvimento de uma boa alimentação. A educação apresenta grande importância como processo de transformação social e sua relação com a área de saúde é fundamental podendo proporcionar mudanças de comportamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "SISTEMA DIGESTÓRIO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA1_ID284_29112017185121.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA CAVALCANTE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "cavalcante.camila88@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }