A RELEVÂNCIA DO PIBID NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO ESCOLAR
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39162 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 156 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PIBID NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO ESCOLAR" "resumo" => "A educação brasileira, assim como o ensino de História, por vezes não encontra o alicerce necessário para seu desenvolvimento por parte do Governo. Unida a isso, está à ânsia pela construção da experiência do aluno de licenciatura dentro das salas de aula, de modo a conquistar os campos necessários para desenvolver a prática docente. Através da busca pela criação de programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), podem-se observar avanços no estimulo aos estudos, à criatividade metodológica, à integração social por parte dos alunos, o incentivo a formação de professores, assim como o suporte econômico e experimental dos discentes dos cursos de licenciatura. Para que se observe o crescimento obtido com o programa de Iniciação a Docência, foram propostas entrevistas com os alunos do ensino básico que tiveram contato com o PIBID. A partir dessas entrevistas, consegue-se examinar as opiniões expressas pelos alunos em relação ao programa e aos bolsistas integrados a ele, de maneira que se permita analisar também a importância desse programa dentro das instituições de ensino. O PIBID trás a proposta de atividades que incluem a produção de vídeos, textos, produções literárias e musicais, jogos e etc. Além de viabilizar aos alunos a experiência de criação própria e estimular a participação, oportunizando o desenvolvimento da oralidade. Essas propostas por sua vez, propiciam o desenvolvimento do alunato e, por consequência, a possibilidade de avanços dentro do sistema educacional básico, bem como acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, SISTEMA EDUCACIONAL, CRIATIVIDADE METODOLÓGICA, INTEGRAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID156_21112017172757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUHAMA SOUTO SANTANA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "RUHAMA" "autor_email" => "ruhamasouto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39162 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 156 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PIBID NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO ESCOLAR" "resumo" => "A educação brasileira, assim como o ensino de História, por vezes não encontra o alicerce necessário para seu desenvolvimento por parte do Governo. Unida a isso, está à ânsia pela construção da experiência do aluno de licenciatura dentro das salas de aula, de modo a conquistar os campos necessários para desenvolver a prática docente. Através da busca pela criação de programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), podem-se observar avanços no estimulo aos estudos, à criatividade metodológica, à integração social por parte dos alunos, o incentivo a formação de professores, assim como o suporte econômico e experimental dos discentes dos cursos de licenciatura. Para que se observe o crescimento obtido com o programa de Iniciação a Docência, foram propostas entrevistas com os alunos do ensino básico que tiveram contato com o PIBID. A partir dessas entrevistas, consegue-se examinar as opiniões expressas pelos alunos em relação ao programa e aos bolsistas integrados a ele, de maneira que se permita analisar também a importância desse programa dentro das instituições de ensino. O PIBID trás a proposta de atividades que incluem a produção de vídeos, textos, produções literárias e musicais, jogos e etc. Além de viabilizar aos alunos a experiência de criação própria e estimular a participação, oportunizando o desenvolvimento da oralidade. Essas propostas por sua vez, propiciam o desenvolvimento do alunato e, por consequência, a possibilidade de avanços dentro do sistema educacional básico, bem como acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, SISTEMA EDUCACIONAL, CRIATIVIDADE METODOLÓGICA, INTEGRAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID156_21112017172757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUHAMA SOUTO SANTANA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "RUHAMA" "autor_email" => "ruhamasouto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }