A educação brasileira, assim como o ensino de História, por vezes não encontra o alicerce necessário para seu desenvolvimento por parte do Governo. Unida a isso, está à ânsia pela construção da experiência do aluno de licenciatura dentro das salas de aula, de modo a conquistar os campos necessários para desenvolver a prática docente. Através da busca pela criação de programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), podem-se observar avanços no estimulo aos estudos, à criatividade metodológica, à integração social por parte dos alunos, o incentivo a formação de professores, assim como o suporte econômico e experimental dos discentes dos cursos de licenciatura. Para que se observe o crescimento obtido com o programa de Iniciação a Docência, foram propostas entrevistas com os alunos do ensino básico que tiveram contato com o PIBID. A partir dessas entrevistas, consegue-se examinar as opiniões expressas pelos alunos em relação ao programa e aos bolsistas integrados a ele, de maneira que se permita analisar também a importância desse programa dentro das instituições de ensino. O PIBID trás a proposta de atividades que incluem a produção de vídeos, textos, produções literárias e musicais, jogos e etc. Além de viabilizar aos alunos a experiência de criação própria e estimular a participação, oportunizando o desenvolvimento da oralidade. Essas propostas por sua vez, propiciam o desenvolvimento do alunato e, por consequência, a possibilidade de avanços dentro do sistema educacional básico, bem como acadêmico.