Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PINTANDO IDENTIDADES: “O GRITO DO IPIRANGA” EM SALA DE AULA.

Palavra-chaves: ARTE, PIBID, IDENTIDADE, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-06: Ensino de História e formação docente
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39304
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 160
    "titulo" => "PINTANDO IDENTIDADES: “O GRITO DO IPIRANGA” EM SALA DE AULA."
    "resumo" => "O presente artigo trata de um relato de experiência do PIBID da Universidade Estadual da Paraíba, Na Escola EEEMF Elpídio de Almeida ao se trabalhar com a obra “o grito do Ipiranga” do pintor Pedro Américo em sala de aula. Discute-se assim a importância de se trabalhar com imagens em sala de aula e como utilizar especificamente “O grito do Ipiranga” no cotidiano escolar, de modo que se exercite a capacidade crítica dos alunos com o que se está sendo visto e com as maneiras que uma sociedade se representa e se identifica. Exacerbando-se que “O grito do Ipiranga” faz parte do contexto do século XIX, onde se estava buscando construir uma identidade para a nação, discutiremos como foi pensada a construção dessa identidade e os aspectos que deveriam fazer parte dela. Sendo assim Pedro Américo ao pintar “o grito do Ipiranga” representa de forma idealizada o evento da independência do Brasil, preenchendo a tela de solenidade e de caráter militar. Buscamos com essas reflexões mostrar para os alunos a sociedade que produziu a obra, o lugar social do pintor Pedro Américo, de que forma e com quais propósitos ele representou na obra, e de como essa imagem se perpetuou no seio da nação brasileira, e como vem sendo abordada nos livros didáticos de forma ilustrativa e que deve ser combatida assim a simples e mera utilização da obra como ilustração dos textos, devendo ser vista como um objeto de estudo que pode dizer muito sobre uma época em que se quis pintar a Identidade brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ARTE, PIBID, IDENTIDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID160_20112017192117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS COSTA DE  ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "thais11costa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39304
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 160
    "titulo" => "PINTANDO IDENTIDADES: “O GRITO DO IPIRANGA” EM SALA DE AULA."
    "resumo" => "O presente artigo trata de um relato de experiência do PIBID da Universidade Estadual da Paraíba, Na Escola EEEMF Elpídio de Almeida ao se trabalhar com a obra “o grito do Ipiranga” do pintor Pedro Américo em sala de aula. Discute-se assim a importância de se trabalhar com imagens em sala de aula e como utilizar especificamente “O grito do Ipiranga” no cotidiano escolar, de modo que se exercite a capacidade crítica dos alunos com o que se está sendo visto e com as maneiras que uma sociedade se representa e se identifica. Exacerbando-se que “O grito do Ipiranga” faz parte do contexto do século XIX, onde se estava buscando construir uma identidade para a nação, discutiremos como foi pensada a construção dessa identidade e os aspectos que deveriam fazer parte dela. Sendo assim Pedro Américo ao pintar “o grito do Ipiranga” representa de forma idealizada o evento da independência do Brasil, preenchendo a tela de solenidade e de caráter militar. Buscamos com essas reflexões mostrar para os alunos a sociedade que produziu a obra, o lugar social do pintor Pedro Américo, de que forma e com quais propósitos ele representou na obra, e de como essa imagem se perpetuou no seio da nação brasileira, e como vem sendo abordada nos livros didáticos de forma ilustrativa e que deve ser combatida assim a simples e mera utilização da obra como ilustração dos textos, devendo ser vista como um objeto de estudo que pode dizer muito sobre uma época em que se quis pintar a Identidade brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ARTE, PIBID, IDENTIDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID160_20112017192117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS COSTA DE  ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "thais11costa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo trata de um relato de experiência do PIBID da Universidade Estadual da Paraíba, Na Escola EEEMF Elpídio de Almeida ao se trabalhar com a obra “o grito do Ipiranga” do pintor Pedro Américo em sala de aula. Discute-se assim a importância de se trabalhar com imagens em sala de aula e como utilizar especificamente “O grito do Ipiranga” no cotidiano escolar, de modo que se exercite a capacidade crítica dos alunos com o que se está sendo visto e com as maneiras que uma sociedade se representa e se identifica. Exacerbando-se que “O grito do Ipiranga” faz parte do contexto do século XIX, onde se estava buscando construir uma identidade para a nação, discutiremos como foi pensada a construção dessa identidade e os aspectos que deveriam fazer parte dela. Sendo assim Pedro Américo ao pintar “o grito do Ipiranga” representa de forma idealizada o evento da independência do Brasil, preenchendo a tela de solenidade e de caráter militar. Buscamos com essas reflexões mostrar para os alunos a sociedade que produziu a obra, o lugar social do pintor Pedro Américo, de que forma e com quais propósitos ele representou na obra, e de como essa imagem se perpetuou no seio da nação brasileira, e como vem sendo abordada nos livros didáticos de forma ilustrativa e que deve ser combatida assim a simples e mera utilização da obra como ilustração dos textos, devendo ser vista como um objeto de estudo que pode dizer muito sobre uma época em que se quis pintar a Identidade brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.