O estudo discute as metodologias utilizadas nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, como também analisa e compara os dados da avaliação externa Prova Brasil dos anos 2011, 2013 e 2015, da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande, na Paraíba, resultados esses expostos na Plataforma Qedu. Reconhece que a partir do final do século XX percebe-se que a Educação começa a passar por processos de mudanças significativas, vários movimentos ocorridos nessa época propõe o ensino por métodos ativos onde o fazer do aluno é essencial para a construção do saber, proporcionando assim vida as escolas. Objetiva levantar uma discussão teórico-metodológica acerca da utilização de situações-problemas, como ponto de partida das atividades matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, toma os resultados das avaliações externas como indicadores principais, de que as metodologias hoje, utilizadas em sala, que são pautadas na imposição de regras e algoritmos complicados e sem nenhum vínculo com o dia a dia dos educandos, não estão surtindo o efeito desejado. Optou-se por uma metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativo-quantitativa que traz dados compilados, a partir de uma análise dos resultados da Prova Brasil, expostos na Plataforma Qedu e nas falas de autores importantes na linha da Educação Matemática. Os resultados analisados, juntamente com o que defendem os educadores matemáticos, permitem concluir que as práticas nas salas de aulas dos nos iniciais do ensino fundamental na disciplina matemática necessitam de mudanças urgentes no que se refere à metodologia do professor, para que se possa atingir uma aprendizagem de qualidade, onde os alunos são protagonistas da construção do conhecimento.