Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS

Palavra-chaves: METODOLOGIAS DE ENSINO, AVALIAÇÕES EXTERNAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Comunicação Oral (CO) GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39326
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 200
    "inscrito_id" => 458
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS"
    "resumo" => "O estudo discute as metodologias utilizadas nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, como também analisa e compara os dados da avaliação externa Prova Brasil dos anos 2011, 2013 e 2015, da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande, na Paraíba, resultados esses expostos na Plataforma Qedu. Reconhece que a partir do final do século XX percebe-se que a Educação começa a passar por processos de mudanças significativas, vários movimentos ocorridos nessa época propõe o ensino por métodos ativos onde o fazer do aluno é essencial para a construção do saber, proporcionando assim vida as escolas. Objetiva levantar uma discussão teórico-metodológica acerca da utilização de situações-problemas, como ponto de partida das atividades matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, toma os resultados das avaliações externas como indicadores principais, de que as metodologias hoje, utilizadas em sala, que são pautadas na imposição de regras e algoritmos complicados e sem nenhum vínculo com o dia a dia dos educandos, não estão surtindo o efeito desejado. Optou-se por uma metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativo-quantitativa que traz dados compilados, a partir de uma análise dos resultados da Prova Brasil, expostos na Plataforma Qedu e nas falas de autores importantes na linha da Educação Matemática. Os resultados analisados, juntamente com o que defendem os educadores matemáticos, permitem concluir que as práticas nas salas de aulas dos nos iniciais do ensino fundamental na disciplina matemática necessitam de mudanças urgentes no que se refere à metodologia do professor, para que se possa atingir uma aprendizagem de qualidade, onde os alunos são protagonistas da construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE ENSINO, AVALIAÇÕES EXTERNAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID458_29112017213811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE ALMEIDA ATAÍDE ALVES"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE ALMEIDA"
    "autor_email" => "joycealmeida.ca.ca@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39326
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 200
    "inscrito_id" => 458
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS"
    "resumo" => "O estudo discute as metodologias utilizadas nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, como também analisa e compara os dados da avaliação externa Prova Brasil dos anos 2011, 2013 e 2015, da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande, na Paraíba, resultados esses expostos na Plataforma Qedu. Reconhece que a partir do final do século XX percebe-se que a Educação começa a passar por processos de mudanças significativas, vários movimentos ocorridos nessa época propõe o ensino por métodos ativos onde o fazer do aluno é essencial para a construção do saber, proporcionando assim vida as escolas. Objetiva levantar uma discussão teórico-metodológica acerca da utilização de situações-problemas, como ponto de partida das atividades matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, toma os resultados das avaliações externas como indicadores principais, de que as metodologias hoje, utilizadas em sala, que são pautadas na imposição de regras e algoritmos complicados e sem nenhum vínculo com o dia a dia dos educandos, não estão surtindo o efeito desejado. Optou-se por uma metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativo-quantitativa que traz dados compilados, a partir de uma análise dos resultados da Prova Brasil, expostos na Plataforma Qedu e nas falas de autores importantes na linha da Educação Matemática. Os resultados analisados, juntamente com o que defendem os educadores matemáticos, permitem concluir que as práticas nas salas de aulas dos nos iniciais do ensino fundamental na disciplina matemática necessitam de mudanças urgentes no que se refere à metodologia do professor, para que se possa atingir uma aprendizagem de qualidade, onde os alunos são protagonistas da construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE ENSINO, AVALIAÇÕES EXTERNAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID458_29112017213811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE ALMEIDA ATAÍDE ALVES"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE ALMEIDA"
    "autor_email" => "joycealmeida.ca.ca@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O estudo discute as metodologias utilizadas nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, como também analisa e compara os dados da avaliação externa Prova Brasil dos anos 2011, 2013 e 2015, da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande, na Paraíba, resultados esses expostos na Plataforma Qedu. Reconhece que a partir do final do século XX percebe-se que a Educação começa a passar por processos de mudanças significativas, vários movimentos ocorridos nessa época propõe o ensino por métodos ativos onde o fazer do aluno é essencial para a construção do saber, proporcionando assim vida as escolas. Objetiva levantar uma discussão teórico-metodológica acerca da utilização de situações-problemas, como ponto de partida das atividades matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, toma os resultados das avaliações externas como indicadores principais, de que as metodologias hoje, utilizadas em sala, que são pautadas na imposição de regras e algoritmos complicados e sem nenhum vínculo com o dia a dia dos educandos, não estão surtindo o efeito desejado. Optou-se por uma metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativo-quantitativa que traz dados compilados, a partir de uma análise dos resultados da Prova Brasil, expostos na Plataforma Qedu e nas falas de autores importantes na linha da Educação Matemática. Os resultados analisados, juntamente com o que defendem os educadores matemáticos, permitem concluir que as práticas nas salas de aulas dos nos iniciais do ensino fundamental na disciplina matemática necessitam de mudanças urgentes no que se refere à metodologia do professor, para que se possa atingir uma aprendizagem de qualidade, onde os alunos são protagonistas da construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.