Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ANÁLISE QUANTITATIVA DE PUBLICAÇÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA, ESTRATÉGIAS DE ENSINO, UTILIZAÇÃO DE JOGOS Comunicação Oral (CO) GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39175
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 366
    "titulo" => "ANÁLISE QUANTITATIVA DE PUBLICAÇÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS"
    "resumo" => """
      A  utilização  de  jogos  lúdicos  vai  além  da  diversão,  pois  é  uma  ferramenta    que  sendo  usada  no \r\n
      processo de ensino e aprendizagem em sala de aula apresenta resultados significativos. Fazer da sala de aula \r\n
      um espaço onde o aluno realize atividades que lhe traga satisfação e ao mesmo tempo aprendizagem é um \r\n
      dos  principais  papéis  dos  jogos  lúdicos,  portanto,  independente  do  tipo  de  jogo  desta  categoria  que  for \r\n
      utilizado, apresenta potencialidade como um recurso mediador de aprendizagem para o educando. O presente \r\n
      artigo expõe resultados de uma pesquisa  quantitativa na qual foi  efetuado  um levantamento  de publicações \r\n
      científicas  em  revistas  Qualis  A  acerca  dos  jogos  lúdicos  já  desenvolvidos  para  o  ensino  de  Química \r\n
      Orgânica  no  período  de  2012  a  2017.  Foram  analisados  76  volumes,  de  04  revistas,  sendo  elas  ACTA \r\n
      SCIENTAE;  Revista  Brasileira  de  Ensino  de  Ciência  e  Tecnologia;  Revista  De  Educação,  Ciências  e \r\n
      Matemática e Revista de Ensino de Ciências e Matemática.  Deste  modo, foram analizados todos os artigos \r\n
      que  compõem  esses  volumes  acima  citados.  Buscou-se  também,  analisar  a  evolução  da  quantidade  de \r\n
      produções acadêmicas relacionadas ao tema. Em todos os volumes analisados, foram encontrados apenas três \r\n
      artigos  que  discorrem  sobre  o  tema  escolhido.  Deste  modo,  a  pouca  quantidade  de  artigos  encontrados \r\n
      enfatiza a necessidade da população acadêmica em desenvolver produções significativas acerca do Ensino de \r\n
      Química Orgânica com a utilização de Jogos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA, ESTRATÉGIAS DE ENSINO, UTILIZAÇÃO DE JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID366_29112017112111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELOIZA NENEN DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELOIZA SANTOS"
    "autor_email" => "eloiza.pb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39175
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 366
    "titulo" => "ANÁLISE QUANTITATIVA DE PUBLICAÇÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS"
    "resumo" => """
      A  utilização  de  jogos  lúdicos  vai  além  da  diversão,  pois  é  uma  ferramenta    que  sendo  usada  no \r\n
      processo de ensino e aprendizagem em sala de aula apresenta resultados significativos. Fazer da sala de aula \r\n
      um espaço onde o aluno realize atividades que lhe traga satisfação e ao mesmo tempo aprendizagem é um \r\n
      dos  principais  papéis  dos  jogos  lúdicos,  portanto,  independente  do  tipo  de  jogo  desta  categoria  que  for \r\n
      utilizado, apresenta potencialidade como um recurso mediador de aprendizagem para o educando. O presente \r\n
      artigo expõe resultados de uma pesquisa  quantitativa na qual foi  efetuado  um levantamento  de publicações \r\n
      científicas  em  revistas  Qualis  A  acerca  dos  jogos  lúdicos  já  desenvolvidos  para  o  ensino  de  Química \r\n
      Orgânica  no  período  de  2012  a  2017.  Foram  analisados  76  volumes,  de  04  revistas,  sendo  elas  ACTA \r\n
      SCIENTAE;  Revista  Brasileira  de  Ensino  de  Ciência  e  Tecnologia;  Revista  De  Educação,  Ciências  e \r\n
      Matemática e Revista de Ensino de Ciências e Matemática.  Deste  modo, foram analizados todos os artigos \r\n
      que  compõem  esses  volumes  acima  citados.  Buscou-se  também,  analisar  a  evolução  da  quantidade  de \r\n
      produções acadêmicas relacionadas ao tema. Em todos os volumes analisados, foram encontrados apenas três \r\n
      artigos  que  discorrem  sobre  o  tema  escolhido.  Deste  modo,  a  pouca  quantidade  de  artigos  encontrados \r\n
      enfatiza a necessidade da população acadêmica em desenvolver produções significativas acerca do Ensino de \r\n
      Química Orgânica com a utilização de Jogos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA, ESTRATÉGIAS DE ENSINO, UTILIZAÇÃO DE JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID366_29112017112111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELOIZA NENEN DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELOIZA SANTOS"
    "autor_email" => "eloiza.pb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

A utilização de jogos lúdicos vai além da diversão, pois é uma ferramenta que sendo usada no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula apresenta resultados significativos. Fazer da sala de aula um espaço onde o aluno realize atividades que lhe traga satisfação e ao mesmo tempo aprendizagem é um dos principais papéis dos jogos lúdicos, portanto, independente do tipo de jogo desta categoria que for utilizado, apresenta potencialidade como um recurso mediador de aprendizagem para o educando. O presente artigo expõe resultados de uma pesquisa quantitativa na qual foi efetuado um levantamento de publicações científicas em revistas Qualis A acerca dos jogos lúdicos já desenvolvidos para o ensino de Química Orgânica no período de 2012 a 2017. Foram analisados 76 volumes, de 04 revistas, sendo elas ACTA SCIENTAE; Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; Revista De Educação, Ciências e Matemática e Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Deste modo, foram analizados todos os artigos que compõem esses volumes acima citados. Buscou-se também, analisar a evolução da quantidade de produções acadêmicas relacionadas ao tema. Em todos os volumes analisados, foram encontrados apenas três artigos que discorrem sobre o tema escolhido. Deste modo, a pouca quantidade de artigos encontrados enfatiza a necessidade da população acadêmica em desenvolver produções significativas acerca do Ensino de Química Orgânica com a utilização de Jogos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.