A utilização de jogos lúdicos vai além da diversão, pois é uma ferramenta que sendo usada no
processo de ensino e aprendizagem em sala de aula apresenta resultados significativos. Fazer da sala de aula
um espaço onde o aluno realize atividades que lhe traga satisfação e ao mesmo tempo aprendizagem é um
dos principais papéis dos jogos lúdicos, portanto, independente do tipo de jogo desta categoria que for
utilizado, apresenta potencialidade como um recurso mediador de aprendizagem para o educando. O presente
artigo expõe resultados de uma pesquisa quantitativa na qual foi efetuado um levantamento de publicações
científicas em revistas Qualis A acerca dos jogos lúdicos já desenvolvidos para o ensino de Química
Orgânica no período de 2012 a 2017. Foram analisados 76 volumes, de 04 revistas, sendo elas ACTA
SCIENTAE; Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; Revista De Educação, Ciências e
Matemática e Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Deste modo, foram analizados todos os artigos
que compõem esses volumes acima citados. Buscou-se também, analisar a evolução da quantidade de
produções acadêmicas relacionadas ao tema. Em todos os volumes analisados, foram encontrados apenas três
artigos que discorrem sobre o tema escolhido. Deste modo, a pouca quantidade de artigos encontrados
enfatiza a necessidade da população acadêmica em desenvolver produções significativas acerca do Ensino de
Química Orgânica com a utilização de Jogos.