Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO PIBID/UEPB

Palavra-chaves: BLOG REFLEXIVO, REFLEXÃO CRÍTICA, DOCENTE EM FORMAÇÃO INICIAL Pôster (PO) GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39317
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 290
    "titulo" => "REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO PIBID/UEPB"
    "resumo" => "No contexto educacional, consideramos a reflexão como uma prática importante e necessária para a docência. Estudos sobre formação docente inicial têm apontado a relevância desta atividade também para os licenciados que estão no período de conhecimento da sua profissão, contribuindo de forma significativa para sua construção identitária. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é investigar de que forma o blog reflexivo se constitui como ferramenta importante para a reflexão do professor de inglês em formação inicial. Nosso campo de pesquisa é o blog do subprojeto Letras-Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba, e esta análise paira sobre as reflexões da autora deste texto, as quais tiveram início em fevereiro de 2017. Para cada atividade desenvolvida no programa (grupos de estudo, produção de material didático, etc.), fazem-se necessárias reflexões dos pibidianos, assim, o foco principal deste trabalho é a experiência dos autores no que se refere ao uso do blog para reflexões de atividades em geral. A base teórica que nos deu suporte para o desenvolvimento desta investigação remete a: Kleiman (2007, apud REICHMANN) que cita o blog como um reflexo resultante de práticas diferentes centradas em narrativas de formação inicial, e Yang (2009) com a análise do uso do blog reflexivo como ferramenta para refletir criticamente sobre os processos de aprendizagem. Os resultados desse estudo atendem as teorias citadas pelos autores mostrando a importância dos blogs na formação docente, também como uma importante ferramenta de registro para a formação do docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "BLOG REFLEXIVO, REFLEXÃO CRÍTICA, DOCENTE EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA8_ID290_29112017234000.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA PEREIRA DE ARAÚJO MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA MARINHO"
    "autor_email" => "amandapereira2129@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39317
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 290
    "titulo" => "REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO PIBID/UEPB"
    "resumo" => "No contexto educacional, consideramos a reflexão como uma prática importante e necessária para a docência. Estudos sobre formação docente inicial têm apontado a relevância desta atividade também para os licenciados que estão no período de conhecimento da sua profissão, contribuindo de forma significativa para sua construção identitária. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é investigar de que forma o blog reflexivo se constitui como ferramenta importante para a reflexão do professor de inglês em formação inicial. Nosso campo de pesquisa é o blog do subprojeto Letras-Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba, e esta análise paira sobre as reflexões da autora deste texto, as quais tiveram início em fevereiro de 2017. Para cada atividade desenvolvida no programa (grupos de estudo, produção de material didático, etc.), fazem-se necessárias reflexões dos pibidianos, assim, o foco principal deste trabalho é a experiência dos autores no que se refere ao uso do blog para reflexões de atividades em geral. A base teórica que nos deu suporte para o desenvolvimento desta investigação remete a: Kleiman (2007, apud REICHMANN) que cita o blog como um reflexo resultante de práticas diferentes centradas em narrativas de formação inicial, e Yang (2009) com a análise do uso do blog reflexivo como ferramenta para refletir criticamente sobre os processos de aprendizagem. Os resultados desse estudo atendem as teorias citadas pelos autores mostrando a importância dos blogs na formação docente, também como uma importante ferramenta de registro para a formação do docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "BLOG REFLEXIVO, REFLEXÃO CRÍTICA, DOCENTE EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA8_ID290_29112017234000.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA PEREIRA DE ARAÚJO MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA MARINHO"
    "autor_email" => "amandapereira2129@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

No contexto educacional, consideramos a reflexão como uma prática importante e necessária para a docência. Estudos sobre formação docente inicial têm apontado a relevância desta atividade também para os licenciados que estão no período de conhecimento da sua profissão, contribuindo de forma significativa para sua construção identitária. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é investigar de que forma o blog reflexivo se constitui como ferramenta importante para a reflexão do professor de inglês em formação inicial. Nosso campo de pesquisa é o blog do subprojeto Letras-Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba, e esta análise paira sobre as reflexões da autora deste texto, as quais tiveram início em fevereiro de 2017. Para cada atividade desenvolvida no programa (grupos de estudo, produção de material didático, etc.), fazem-se necessárias reflexões dos pibidianos, assim, o foco principal deste trabalho é a experiência dos autores no que se refere ao uso do blog para reflexões de atividades em geral. A base teórica que nos deu suporte para o desenvolvimento desta investigação remete a: Kleiman (2007, apud REICHMANN) que cita o blog como um reflexo resultante de práticas diferentes centradas em narrativas de formação inicial, e Yang (2009) com a análise do uso do blog reflexivo como ferramenta para refletir criticamente sobre os processos de aprendizagem. Os resultados desse estudo atendem as teorias citadas pelos autores mostrando a importância dos blogs na formação docente, também como uma importante ferramenta de registro para a formação do docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.