O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO: UM RELATO A PARTIR DA PROPOSTA DE UM ENSINO CONTEXTUALIZADO
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39285 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 98 "inscrito_id" => 141 "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO: UM RELATO A PARTIR DA PROPOSTA DE UM ENSINO CONTEXTUALIZADO" "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma experiência oportunizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Pedagogia da UEPB/Campus I – Campina Grande/PB, tendo como campo de estudo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rivanildo Sandro Arcoverde, situada na mesma cidade. Um dos requisitos para a escola ser selecionada a participar do PIBID, é estar com seu Ideb baixo, pois, segundo o Ministério de Educação, o PIBID se constitui em um programa da CAPES que tem por finalidade fomentar a iniciação dos licenciandos em processo de formação, à docência. Entretanto, o mesmo também busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e pública. Nessa perspectiva, o objetivo desse artigo se concretiza em compartilhar a experiência da aplicação de uma sequência didática com a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático, no intuito de facilitar e incrementar o interesse participativo dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem, bem como, estimular suas potencialidades quanto a interpretação de textos e melhoramento de suas habilidades de leitura e escrita, partindo do princípio de um ensino contextualizado onde os alunos consigam fazer ligação com vivencias reais a partir das histórias trabalhadas em sala e também em suas próprias produções. A metodologia utilizada para a concretização dessa proposta de contribuir com o ensino e aprendizagem desses alunos, bem como estudar e compreender como se dá esse processo a fundo, é de caráter qualitativo, visto que esse tipo de metodologia nos permite entender o porquê de certas coisas encontradas muitas vezes enrustidas em determinados contextos e assim poder entender, o que é de relevante importância em nossa formação acadêmica, como de fato ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos de 5º ano, participantes do projeto, em termos de compressão e produção textual, experiência de riqueza ímpar, tanto para nós que participamos do projeto enquanto pibidianas, quanto para os alunos em termos de estimulação e valorização de suas produções." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS, ENSINO CONTEXTUALIZADO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID141_23112017020847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCICLEIDE ARAÚJO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RODRIGUES" "autor_email" => "lucicleidearaujo727@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA _ UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39285 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 98 "inscrito_id" => 141 "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO: UM RELATO A PARTIR DA PROPOSTA DE UM ENSINO CONTEXTUALIZADO" "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma experiência oportunizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Pedagogia da UEPB/Campus I – Campina Grande/PB, tendo como campo de estudo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rivanildo Sandro Arcoverde, situada na mesma cidade. Um dos requisitos para a escola ser selecionada a participar do PIBID, é estar com seu Ideb baixo, pois, segundo o Ministério de Educação, o PIBID se constitui em um programa da CAPES que tem por finalidade fomentar a iniciação dos licenciandos em processo de formação, à docência. Entretanto, o mesmo também busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e pública. Nessa perspectiva, o objetivo desse artigo se concretiza em compartilhar a experiência da aplicação de uma sequência didática com a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático, no intuito de facilitar e incrementar o interesse participativo dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem, bem como, estimular suas potencialidades quanto a interpretação de textos e melhoramento de suas habilidades de leitura e escrita, partindo do princípio de um ensino contextualizado onde os alunos consigam fazer ligação com vivencias reais a partir das histórias trabalhadas em sala e também em suas próprias produções. A metodologia utilizada para a concretização dessa proposta de contribuir com o ensino e aprendizagem desses alunos, bem como estudar e compreender como se dá esse processo a fundo, é de caráter qualitativo, visto que esse tipo de metodologia nos permite entender o porquê de certas coisas encontradas muitas vezes enrustidas em determinados contextos e assim poder entender, o que é de relevante importância em nossa formação acadêmica, como de fato ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos de 5º ano, participantes do projeto, em termos de compressão e produção textual, experiência de riqueza ímpar, tanto para nós que participamos do projeto enquanto pibidianas, quanto para os alunos em termos de estimulação e valorização de suas produções." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS, ENSINO CONTEXTUALIZADO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID141_23112017020847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCICLEIDE ARAÚJO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RODRIGUES" "autor_email" => "lucicleidearaujo727@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA _ UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }