Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO: UM RELATO A PARTIR DA PROPOSTA DE UM ENSINO CONTEXTUALIZADO

Palavra-chaves: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, ENSINO CONTEXTUALIZADO, PIBID Comunicação Oral (CO) GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39285
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 98
    "inscrito_id" => 141
    "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO: UM RELATO A PARTIR DA PROPOSTA DE UM ENSINO CONTEXTUALIZADO"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma experiência oportunizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Pedagogia da UEPB/Campus I – Campina Grande/PB, tendo como campo de estudo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rivanildo Sandro Arcoverde, situada na mesma cidade. Um dos requisitos para a escola ser selecionada a participar do PIBID, é estar com seu Ideb baixo, pois, segundo o Ministério de Educação, o PIBID se constitui em um programa da CAPES que tem por finalidade fomentar a iniciação dos licenciandos em processo de formação, à docência. Entretanto, o mesmo também busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e pública. Nessa perspectiva, o objetivo desse artigo se concretiza em compartilhar a experiência da aplicação de uma sequência didática com a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático, no intuito de facilitar e incrementar o interesse participativo dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem, bem como, estimular suas potencialidades quanto a interpretação de textos e melhoramento de suas habilidades de leitura e escrita, partindo do princípio de um ensino contextualizado onde os alunos consigam fazer ligação com vivencias reais a partir das histórias trabalhadas em sala e também em suas próprias produções. A metodologia utilizada para a concretização dessa proposta de contribuir com o ensino e aprendizagem desses alunos, bem como estudar e compreender como se dá esse processo a fundo, é de caráter qualitativo, visto que esse tipo de metodologia nos permite entender o porquê de certas coisas encontradas  muitas vezes enrustidas em determinados contextos e assim poder entender, o que é de relevante importância em nossa formação acadêmica, como de fato ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos de 5º ano, participantes do projeto, em termos de compressão e produção textual, experiência de riqueza ímpar, tanto para nós que participamos do projeto enquanto pibidianas, quanto para os alunos em termos de estimulação e valorização de suas produções."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS, ENSINO CONTEXTUALIZADO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID141_23112017020847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCICLEIDE ARAÚJO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGUES"
    "autor_email" => "lucicleidearaujo727@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA _ UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39285
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 98
    "inscrito_id" => 141
    "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO: UM RELATO A PARTIR DA PROPOSTA DE UM ENSINO CONTEXTUALIZADO"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma experiência oportunizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Pedagogia da UEPB/Campus I – Campina Grande/PB, tendo como campo de estudo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rivanildo Sandro Arcoverde, situada na mesma cidade. Um dos requisitos para a escola ser selecionada a participar do PIBID, é estar com seu Ideb baixo, pois, segundo o Ministério de Educação, o PIBID se constitui em um programa da CAPES que tem por finalidade fomentar a iniciação dos licenciandos em processo de formação, à docência. Entretanto, o mesmo também busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e pública. Nessa perspectiva, o objetivo desse artigo se concretiza em compartilhar a experiência da aplicação de uma sequência didática com a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático, no intuito de facilitar e incrementar o interesse participativo dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem, bem como, estimular suas potencialidades quanto a interpretação de textos e melhoramento de suas habilidades de leitura e escrita, partindo do princípio de um ensino contextualizado onde os alunos consigam fazer ligação com vivencias reais a partir das histórias trabalhadas em sala e também em suas próprias produções. A metodologia utilizada para a concretização dessa proposta de contribuir com o ensino e aprendizagem desses alunos, bem como estudar e compreender como se dá esse processo a fundo, é de caráter qualitativo, visto que esse tipo de metodologia nos permite entender o porquê de certas coisas encontradas  muitas vezes enrustidas em determinados contextos e assim poder entender, o que é de relevante importância em nossa formação acadêmica, como de fato ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos de 5º ano, participantes do projeto, em termos de compressão e produção textual, experiência de riqueza ímpar, tanto para nós que participamos do projeto enquanto pibidianas, quanto para os alunos em termos de estimulação e valorização de suas produções."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS, ENSINO CONTEXTUALIZADO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID141_23112017020847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCICLEIDE ARAÚJO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGUES"
    "autor_email" => "lucicleidearaujo727@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA _ UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma experiência oportunizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Pedagogia da UEPB/Campus I – Campina Grande/PB, tendo como campo de estudo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rivanildo Sandro Arcoverde, situada na mesma cidade. Um dos requisitos para a escola ser selecionada a participar do PIBID, é estar com seu Ideb baixo, pois, segundo o Ministério de Educação, o PIBID se constitui em um programa da CAPES que tem por finalidade fomentar a iniciação dos licenciandos em processo de formação, à docência. Entretanto, o mesmo também busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e pública. Nessa perspectiva, o objetivo desse artigo se concretiza em compartilhar a experiência da aplicação de uma sequência didática com a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático, no intuito de facilitar e incrementar o interesse participativo dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem, bem como, estimular suas potencialidades quanto a interpretação de textos e melhoramento de suas habilidades de leitura e escrita, partindo do princípio de um ensino contextualizado onde os alunos consigam fazer ligação com vivencias reais a partir das histórias trabalhadas em sala e também em suas próprias produções. A metodologia utilizada para a concretização dessa proposta de contribuir com o ensino e aprendizagem desses alunos, bem como estudar e compreender como se dá esse processo a fundo, é de caráter qualitativo, visto que esse tipo de metodologia nos permite entender o porquê de certas coisas encontradas muitas vezes enrustidas em determinados contextos e assim poder entender, o que é de relevante importância em nossa formação acadêmica, como de fato ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos de 5º ano, participantes do projeto, em termos de compressão e produção textual, experiência de riqueza ímpar, tanto para nós que participamos do projeto enquanto pibidianas, quanto para os alunos em termos de estimulação e valorização de suas produções.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.