Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA

Palavra-chaves: JOGOS LÚDICOS, ENSINO, TERMOQUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39130
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 356
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA"
    "resumo" => "A disciplina de Química é muito discutida por ser uma disciplina que é considerada por muitos como apenas cálculos, equações e por isso é dita como chata. Neste artigo iremos mostrar como a ludicidade pode influenciar na concepção dos alunos sobre a disciplina de Química em determinado conteúdo. Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação de um jogo lúdico que pode ser utilizado como melhoria do ensino de Química, através das experiências realizadas dos alunos do PIBID em uma escola de Campina Grande, no estado da Paraíba, com relação ao conteúdo de Termoquímica. A importância da ludicidade no ensino de Química é importante, pois proporciona aos alunos uma forma mais interativa, dinâmica e divertida, e além disso por ser uma prática pedagógica diferente, ela também irá atrair os alunos por ser uma novidade. A metodologia utilizada foi um questionário aplicado antes e após a realização do jogo, com o intuito de analisar se o jogo contribui de forma eficaz para o processo de ensino-aprendizagem. Foi realizado a aplicação do jogo de acordo como são suas regras. Para discussão dos dados no qual foram respondidas as questões pelos alunos foi utilizada a análise de Bardin. A utilização do método de jogos lúdicos melhorariam o ensino pela forma que os conteúdos são abordados em cada jogo. A ludicidade tem crescido bastante ultimamente e por isso a facilidade de lidar com o assunto está cada vez melhor. Podemos verificar que os jogos lúdicos levam os alunos a terem mais interesse nas aulas. Nota-se também que os alunos tem um entendimento melhor em relação ao conteúdo quando participam da atividade lúdica, ou seja a ludicidade facilita o processo de ensino-aprendizagem do alunado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO, TERMOQUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID356_27112017193525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MESSIAS DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MESSIAS"
    "autor_email" => "messiaso29@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39130
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 356
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA"
    "resumo" => "A disciplina de Química é muito discutida por ser uma disciplina que é considerada por muitos como apenas cálculos, equações e por isso é dita como chata. Neste artigo iremos mostrar como a ludicidade pode influenciar na concepção dos alunos sobre a disciplina de Química em determinado conteúdo. Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação de um jogo lúdico que pode ser utilizado como melhoria do ensino de Química, através das experiências realizadas dos alunos do PIBID em uma escola de Campina Grande, no estado da Paraíba, com relação ao conteúdo de Termoquímica. A importância da ludicidade no ensino de Química é importante, pois proporciona aos alunos uma forma mais interativa, dinâmica e divertida, e além disso por ser uma prática pedagógica diferente, ela também irá atrair os alunos por ser uma novidade. A metodologia utilizada foi um questionário aplicado antes e após a realização do jogo, com o intuito de analisar se o jogo contribui de forma eficaz para o processo de ensino-aprendizagem. Foi realizado a aplicação do jogo de acordo como são suas regras. Para discussão dos dados no qual foram respondidas as questões pelos alunos foi utilizada a análise de Bardin. A utilização do método de jogos lúdicos melhorariam o ensino pela forma que os conteúdos são abordados em cada jogo. A ludicidade tem crescido bastante ultimamente e por isso a facilidade de lidar com o assunto está cada vez melhor. Podemos verificar que os jogos lúdicos levam os alunos a terem mais interesse nas aulas. Nota-se também que os alunos tem um entendimento melhor em relação ao conteúdo quando participam da atividade lúdica, ou seja a ludicidade facilita o processo de ensino-aprendizagem do alunado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO, TERMOQUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID356_27112017193525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MESSIAS DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MESSIAS"
    "autor_email" => "messiaso29@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

A disciplina de Química é muito discutida por ser uma disciplina que é considerada por muitos como apenas cálculos, equações e por isso é dita como chata. Neste artigo iremos mostrar como a ludicidade pode influenciar na concepção dos alunos sobre a disciplina de Química em determinado conteúdo. Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação de um jogo lúdico que pode ser utilizado como melhoria do ensino de Química, através das experiências realizadas dos alunos do PIBID em uma escola de Campina Grande, no estado da Paraíba, com relação ao conteúdo de Termoquímica. A importância da ludicidade no ensino de Química é importante, pois proporciona aos alunos uma forma mais interativa, dinâmica e divertida, e além disso por ser uma prática pedagógica diferente, ela também irá atrair os alunos por ser uma novidade. A metodologia utilizada foi um questionário aplicado antes e após a realização do jogo, com o intuito de analisar se o jogo contribui de forma eficaz para o processo de ensino-aprendizagem. Foi realizado a aplicação do jogo de acordo como são suas regras. Para discussão dos dados no qual foram respondidas as questões pelos alunos foi utilizada a análise de Bardin. A utilização do método de jogos lúdicos melhorariam o ensino pela forma que os conteúdos são abordados em cada jogo. A ludicidade tem crescido bastante ultimamente e por isso a facilidade de lidar com o assunto está cada vez melhor. Podemos verificar que os jogos lúdicos levam os alunos a terem mais interesse nas aulas. Nota-se também que os alunos tem um entendimento melhor em relação ao conteúdo quando participam da atividade lúdica, ou seja a ludicidade facilita o processo de ensino-aprendizagem do alunado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.